Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

Crato - ENCONTRO DE HISTÓRIA - Arquivos e museus serão destaque

ACERVO PALEONTOLÓGICO do Museu da Fundação Casa Grande, entidade que deverá ser visitada pelos participantes do Encontro Estadual de História

9/1/2010

Visitas aos museus do Cariri constam da programação do XII Encontro Estadual de História no Crato

Crato. Lançado ontem, neste município, o XII Encontro Estadual de História do Ceará, que acontece de 21 a 25 de junho deste ano na cidade. Vários temas estão programados, incorporando novas perspectivas de pesquisa em História. Envolve arquivo, patrimônio, museus e a regulamentação da profissão. O evento terá como principal palestrante o presidente da Associação Nacional dos Professores de História, Durval Muniz, que fará a conferência de abertura, no dia 21 de junho. Ele é o primeiro nordestino a assumir a entidade em 50 anos de fundação da mesma.

Também foi apresentado no lançamento do Encontro Estadual, o site da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (Anpuh-CE) e o primeiro número da Embornal (revista eletrônica da Anpuh), com a chamada de artigos para o segundo número. O evento contou com a presença do professor Altemar da Costa Muniz, presidente da Anpuh-CE, além dos corpos docente e discente do Curso de História da Urca.

Na abertura dos trabalhos, a diretora do Centro de Ciências Sociais da instituição, Gislene Farias, ressaltou a importância da reflexão histórica, na concepção documental, que será uma das principais abordagens do evento. O encontro contará com a presença de professores, acadêmicos, além de professores de escolas públicas e participantes de movimentos sociais. Esta, segundo Altemar da Costa, é uma nova visão que vem sendo incorporada ao encontro, que está tomando uma outra dimensão, na sua realização no Crato, com a participação de estudiosos não só do âmbito acadêmico mas da comunidade.

O encontro estadual contará com a abertura no auditório da Educadora, com conferência marcada para as 19h30, com o professor Durval Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tratará da profissionalização na ótica da Anpuh. Durante o dia será feito o credenciamento dos participantes. A noite de abertura também constará de apresentação cultural.

No dia 23, serão iniciadas pelos participantes do encontro visitas aos museus da região, a exemplo do da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Cariri, Nova Olinda, o Museu de Patativa, em Assaré, e de Paleontologia, em Santana do Cariri, que até o meio do ano deverá estar concluído, após reforma e ampliação - o local se encontra fechado há mais de um ano.

Herança patrimonial
Também serão realizadas oficinas, dentro da nova maneira de visualizar a História, envolvendo a herança patrimonial. Às 15 horas, acontecerá mesa redonda no Teatro Violeta Arraes, na Fundação, com representantes da instituição, Iphan e da Universidade Federal do Piauí. Em Barbalha, será feita visita ao centro histórico e mesa-redonda que debaterá sobre patrimônio histórico, material e imaterial.

Mesas redondas com debates sobre museus, arquivos, pesquisas, ensino regional e produção do material didático, publicação no Ceará e arqueologia regional estarão sendo realizadas, além da promoção de visitas programadas aos museus da região. Professores de diversas universidades e representantes de instituições estarão participando dos debates.

Mais Informações:
Departamento de História
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Rua Cel. Antônio Luiz, 1161, Crato (CE)
(88) 3102.1212


Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: