Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 7 de março de 2010

Coluna Cariri - por Tarso Araújo

FUNDAÇÃO PADRE IBIAPINA
Criada em 1968, no âmbito das comemorações do centenário da Casa de Caridade de Crato, a Fundação Padre Ibiapina tem sido ao longo de 42 anos a maior organização de prestação de serviços à população do Cariri especialmente nos campos social, educacional e da saúde. Sem esquecer o trabalho de desenvolvimento regional, através da promoção humana e do acesso digno e cidadão a serviços, individual ou coletivo. Integra à Fundação Padre Ibiapina: a Faculdade Católica do Cariri, colégios Diocesano e Pequeno Príncipe, Hospital São Francisco, Rádio Educadora, Centro de Expansão, dentre outras instituições.

AGRICULTURA
O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, proferiu palestra esta semana, durante reunião do Território do Cariri. Camilo lembrou as principais ações na área de agricultura, como o fortalecimento da bacia leiteira e de culturas como abacaxi e uva, no Cariri, além da realização de eventos como Berro Cariri e Expocrato.

A FORÇA DE JUAZEIRO
Juazeiro do Norte não é apenas a maior cidade da Região Metropolitana do Cariri e a segunda do Ceará. É a motriz econômica e o espaço religioso do centro nordestino. A Terra do Padre Cícero está presente na grande mídia todos os meses do ano. Anualmente, em pelo menos cinco ocasiões, Juazeiro do Norte é palco de romarias: 2 de fevereiro (Romaria das Candeias); 24 de março (data de nascimento de Padre Cícero); 20 de julho (falecimento de Padre Cícero); primeira quinzena de setembro (romaria de Nossa Senhora das Dores) e 2 de novembro (romaria de Finados). Nessas datas, a cidade é tomada por imensas caravanas de romeiros; os festejos atraem mais de dois milhões de féis por ano, fazendo de Juazeiro o terceiro maior polo de peregrinação religiosa do País.

BOM EXEMPLO
A obra de esgotamento sanitário que a Cagece vai construir em Santana do Cariri custará R$ 3,3 milhões. Beleza! Mas essa não é a parte mais importante da notícia. Todo trabalho de prospecção terá um plano de acompanhamento por parte de arqueólogos e paleontólogos. É que a área das escavações se constitui num importante depósito de fósseis do período cretáceo, podendo abrigar resquícios dos índios que habitavam a região séculos atrás. É a pura responsabilidade para com o patrimônio paleontológico e zelo pelo meio ambiente.

DUPLO BENEFÍCIO
O governo do Ceará comprou o prédio da antiga Sanbra, na Avenida Teodorico Teles, em Crato, para ali construir uma escola profissionalizante. A área tem cerca de 15 mil metros quadrados. Os prédios antigos vão ser demolidos para dar lugar a uma bonita edificação. Além do grande benefício para a educação da juventude, esta obra pode permitir a correção de uma grande injustiça que se arrasta há mais de dez anos. O novo educandário poderá ser denominado de Dom Vicente Matos. Falecido em 1998 e considerado o maior benfeitor do Crato, este bispo foi esquecido pelos vereadores cratenses. Mas sua memória é preservada junto às camadas mais humildes da população.

QUEM É QUEM
Dom Vicente Matos chegou a Crato como bispo em 1955. E permaneceu até 1992, quando renunciou por motivos de saúde. Durante 37 anos criou os primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais do Cariri, implantou o ensino universitário que foi embrião da atual Urca e fundou a Rádio Educadora do Cariri. Deve-se a ele a extinção do analfabetismo no Sul do Ceará por meio das escolas radiofônicas. Criou os colégios Madre Ana Couto e Pequeno Príncipe e a Fundação Padre Ibiapina. Construiu o Centro de Expansão e desenvolveu gigantesco trabalho de evangelização, ação comunitária, opinião pública, além de criar a Pastoral da Saúde, da Criança e da Educação. Um gigante!

VACINAÇÃO
O município do Crato treinou recentemente profissionais de saúde para atuar na vacinação contra a Gripe A H1N1 conhecida por gripe suína, que será iniciada durante este mês no Estado. Informações técnicas sobre a doença foram repassadas para as escolas, por meio de nota, direcionadas aos diretores dos estabelecimentos de ensino. A informação é da assessoria de comunicação da prefeitura do Crato.

CURTAS
>
A opinião é do padre Neri Feitosa, escritor com mais de cem títulos publicados, residente em Canindé: ``Faz tempo que Padre Cícero rompeu as fronteiras de Juazeiro e universalizou-se``.

> Secretário Joaquim Cartaxo, das Cidades, esteve nesta última sexta-feira em Juazeiro quando visitou obras feitas pelo governo do Estado na cidade. Na visita esteve no centro de Apoio aos Romeiros e na zona rural.

> Melquíades Pinto Paiva, caririense de Lavras da Mangabeira, é hoje um dos mais valorosos intelectuais brasileiros. Engenheiro agrônomo, especialista em Ictiologia, doutor em Ciências pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Melquíades orgulha-se, antes de tudo, por ser nordestino. Ele é um dos maiores conhecedores da temática do cangaço, fazendo parelha com Napoleão Tavares Neves neste assunto.

> O Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes é responsável pela custódia e catalogação de todos os livros, papéis e documentos existentes na cúria da diocese de Crato. Preserva, assim, a pesquisa e estudo dos documentos e subsídios, direta ou indiretamente, testemunhas da história do Cariri. Cujo acervo é cada dia mais consultado.

> Dom Fernando Panico está acima das questiúnculas políticas. Atendendo ao pedido do prefeito Manoel Santana viajou em companhia deste, à Brasília, em busca de verbas para as festas do centenário de Juazeiro do Norte.
Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário: