Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Cariri na Agenda dos Candidatos - por José do Vale Pinheiro Feitosa

O Cariri foi notícia na mídia nacional. O motivo principal foi a visita de José Serra à região. Como é da natureza tal passeio eleitoral se incorporou ao corpo a corpo de uma campanha, quando os adversários acusavam o uso de máquinas de dinheiro financiando as manifestações. Numa igual prática que já redundou em multas para a candidata Dilma e seu patrono Lula.

Na semana passada, os blogs simpáticos à Dilma levantaram denúncias inclusive das inserções dos Democratas na televisão do Ceará. Acusavam as mesmas práticas que o TSE pune de um lado e que deveria punir o outro também. Como se observa o melhor mesmo em campanhas é mostrar a cara e transformar o equilíbrio em algo real, precisando para isso que a disputa seja mais que um jogo de futebol em que o juiz corre atrás com cartões coloridos.

Correu meio mundo a questão do “vale gasolina” para a carreata de motos saudando o candidato desde o aeroporto regional. Do mesmo modo a revista Carta Capital fez uma longa matéria intitulada “Aos pés do Padim”, que revela a estratégia do candidato em relação ao nordeste. Como sempre o Cariri extrai o sumo da cultura nordestina e quem bebe deste sumo, deseja vocalizar o discurso para convencer a todos. E foi digna de todas as pantomimas.

Por vezes cheiram a picadeiro, mas os atores não deixam de representá-la. Fernando Henrique Cardoso, fino homem de trato, comendo uma buchada bem nordestina, “rudimentar” em gosto e aparência. O mais engraçado é que o então candidato posou num equilíbrio instável sobre o lombo de um jumento com chapéu de couro e tudo, inclusive o sorriso destas ocasiões. Então, os jornalistas que fazem a vontade do patrão, mas também são humanos caíram de pau sobre o cardápio do candidato e ele se justificou dizendo que já tinha comido a iguaria na França. Uma típica resposta pior que o soneto: que falasse na “nordestinidade” da comida exótica, mas não viesse com preconceito de grife francesa.

O candidato Serra ficou encantado com o clima da madrugada na Praça da Sé em Crato. Sentiu um Dejá Vu. Tão profundo e essencial aos destinos do país, que um simpatizante e ferrenho adversário dos analfabetos do outro lado, se deu ao luxo de explicar o Dejá Vu. Quem sabe sentindo-se na obrigação de se avermelhar igualmente de vergonha. E o querido Crato Tênis Clube, sessentão e conservado, foi o palco de todas as manifestações, discursos e juras de fidelidade ao coração do nordeste.

Segundo Carta Capital, o candidato não abandonou a vestimenta de ministro da saúde e no Hospital Santo Antonio em Barbalha foi pródigo em lembrar verbas do passado e verbas para o futuro. Finalmente o Nordeste, pela sua balança eleitoral bastante inclinada para um dos lados da disputa política, entra na agenda dos partidos que controlam o país há dezesseis anos e que brigam igualmente fazem nas suas sedes ideológicas no Estado de São Paulo.

2 comentários:

Armando Rafael disse...

Meu caro José do Vale:
Bom artigo.
Quanto a sua frase: “ferrenho adversário dos analfabetos do outro lado”, gostaria de esclarecer que – diferente de muitos destemperados – nunca tachei o presidente Lula de analfabeto. Discordo de muitas decisões do governo dele, mas nunca levei minhas restrições para o lado pessoal. Mais do que isso: quando me refiro ao atual Presidente da República sempre o faço com o respeito que o cargo que ele exerce merece.
É só pesquisar meus escritos para conferir.
Aliás, não sou “contundente” com ninguém e quando discordo o faço civilizadamente
O mesmo respeito tenho pelo lado pessoal da candidata Dilma.
E se um dia ela aparecer pelo Cariri, como fez o candidato Serra, e se ela declarar que teve um “dèjá vu” (Juazeiro do Norte foi palco nos últimos dias de um seqüestro de jornalista) eu posso até comentar o fato como fiz com o candidato Serra...

José do Vale Pinheiro Feitosa disse...

Armando,

Acho que realmente "pisei na bola" ao completar a frase. De fato, sou tão atento ao que escreves que me referia à explicação do Dejá Vu que li num texto teu. Até aquele momento desconhecia a frase do candidato. Só depois do que escreveste, talvez com base em algum texto de jornais ou blogs do ceará ou cariri é que tomei conhecimento da frase. Portanto a frase, quando me referia ao Deja Vu, foi realmente um contraponto à tua posição adversária da Candidata da situação. Realmente não lembro de você ter caído neste preconceito que reduz o debate, mas ele é essencial no pensamento da oposição, especialmente nesta terra de doutores do nordeste. Me desculpo com você, especialmente porque é um dos raros oposicionistas com texto próprio tão raro posta matéria dos outros. Mas finalmente considero que o Brasil é bem maior do que o jogo de paulistas.

abraços

José do Vale