Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lançamento do livro “Cariricaturas em Verso e Prosa”

Press-release de Claude Bloc

Colaboradores de um dos tantos BLOGS editados na região do Cariri, o Cariricaturas, em número de 33 autores resolveram editar uma antologia com poemas, crônicas, contos e ensaios, sob o título “ Cariricaturas em Verso e Prosa”.

Coordenado por Socorro Moreira, Claude Bloc e Émerson Monteiro, os autores desse livro estarão logrando o trabalho publicado em Juazeiro do Norte – CE, pelo BSG Bureau de Serviços Gráficos, no dia24 de Julho, em uma noite de autógrafos coletiva, com uma performance poética seguida de uma festa dançante animada por Hugo Linard e banda.

Para essa festa de lançamento, estão sendo vendidas 100 mesas no preço de R$ 40,00 cada uma, o que dará direito a um exemplar da obra lançada.

O livro é o renascimento da região após a grande diáspora dos anos 60, quando a primeira grande geração (estou usando um conceito alargado para geração que envolve da metade dos anos 50 até o final dos anos 70) de universitários teve que ir ao litoral encontrar oportunidade. Pois bem, este livro é a desfeita daquele êxodo.

Por isso é que, materialmente, o Cariricaturas em Verso e Prosa está ligado à internet. Foi este instrumento de telecomunicação e processamento rápido que permitiu este reencontro. Que fez o território ser muito maior do que os que permanecem nele.

Pelo livro do Cariricaturas a região é um centro simbólico além das limitações do espaço e do esquecimento do tempo. Ele desnuda aquilo que suspeitavam estivesse encantado, mas na realidade é um encanto de sedução, pois tudo o mais está tão evidente a quem queira enxergar.

Em 24 de julho quando as páginas começarem a ser lidas, o orgulho de sermos um ente coletivo será maior do que a mera casualidade de ter ali a denominação de autor ou não. Seremos um ser múltiplo como desejam todas as nações.

Seremos um povo. Não uma tribo. Não esqueçamos que os cariris eram um povo. Que os portugueses eram um povo. E os africanos eram muitos, mas com um único cordão umbilical de se tornarem cearenses, caririenses, cratenses.

Adaptação dos textos de Émerson Monteiro e José do Vale Pinheiro Feitosa.

Nenhum comentário: