Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 24 de julho de 2010

VERSO E PROSA - Livro ´Cariricatura´ é lançado hoje

Crato. A evolução tecnológica integra os meios de comunicação e gera prodígios de ampliação das consciências, no tempo e no espaço. Nos dias atuais, mediante a penetração massiva da comunicação, por meio da rede internacional de computadores, a possibilidade de se reunir meios em novos fenômenos propicia reencontro de pessoas e culturas numa perspectiva de resultados múltiplos antes jamais avaliados. Um exemplo dessa transformação de hábitos e costumes é a publicação do livro "Cariricatura em Verso e Prosa". Coordenado por Socorro Moreira, Claude Bloc e Émerson Monteiro, o livro, editado pelo BSG Bureau de Serviços Gráficos, reúne escritores que fazem parte de uma geração de jovens intelectuais que foram sufocados pelo regime militar, ou impossibilitados de extravasar os seus talentos literários pela necessidade de se preparar para o vestibular.

Quarenta anos depois dos chamados "anos de chumbo", estes jovens de ontem, já de cabelos grisalhos, se reencontraram na internet e criaram o blog "Cariricatura", com o objetivo de divulgar às suas ideias de forma democrática, sem patrulhamento político ou ideológico. O reencontro virtual deu origem ao livro que agora está sendo lançado.

São 33 autores, poetas, contistas, ensaístas, cronistas, gravuristas, valores do lugar espalhados pelo Brasil, porém, de pés firmados nas origens caririenses, ou ligados aos seus padrões, pela identificação e vivências, somadas em livro único. A publicação é ilustrada com gravuras do artista plástico Bruno Pedro, que faz parte da geração talentosa. O lançamento será, hoje, no Crato Tênis Club, seguido de festa dançante. A mesa está sendo vendida a R$ 40, com direito a um livro. A professora Socorro Moreira lembra que cada um dos escritores contribuiu com R$ 200,00. O livro, segundo a professora universitária, Claude Bloc, é o renascimento da região após a grande dispersão dos anos 60. O advogado Emerson Monteiro destaca que o livro é a continuidade da vocação libertária e literária do Crato.

Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

HOJE, Dia 24 de Julho - Lançamento do Livro "Cariricaturas em Prosa e Verso" no Crato Tênis Clube


Hoje, dia 24 acontecerá no Crato Tênis Clube, a festa de lançamento de um importante livro para o Cariri, "Cariricaturas em Prosa e Verso". Trata-se de uma coletânea de inúmeros poetas e escritores caririenses que se reuniram para oferecer aquilo que cada um tem de melhor na sua lira. O evento é coordenado pela revista eletrônica Cariricaturas, sob a supervisão de Socorro Moreira, Claude Bloc e Edilma Saraiva, todas, grandes poetisas da região, com a colaboração de pessoas igualmente ilustres como Emerson Monteiro, dentre tantos outros. O evento tem a seguinte programação:

20 h - Cerimonial de lançamento ( sem discursos !)- por Edilma Rocha.

Música ao vivo : Com João Nicodemos

20:30 h Performances poéticas - participação de L. C Salatiel, Salete Libório, Poliana, João do Crato, Divani Cabral , Stela e Olival. Apresentação do Livro "Cariricaturas em Prosa e Verso - Projeção de imagens num telão ( produção Claude Bloc)

21 h Coquetel, e momento de autógrafos.

Apreciação da galeria de fotos-pintura da artista Cratense Telma Saraiva

-Sorteios de brindes. Mimos de amigos : Elmano Rodrigues, Jurandir Temóteo, Everardo Norões e Carlos Esmeraldo.

22 h- Baile animado por Hugo Linard e sua banda.

Fonte: Site Cariricaturas

Nenhum comentário: