Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 26 de setembro de 2010

FHC admite que Dilma deve vencer e lamenta avanço lento

"Acho que ele será lembrado pelo crescimento e continuidade, e por ter dado mais ênfase nos gastos sociais. Eu fiz as reformas. Lula surfou na onda"

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu em entrevista ao jornal britânico Financial Times que a candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef, deverá sair vitoriosa das eleições marcadas para o próximo dia 3 de outubro. FHC, porém, alertou que essa vitória representará um avanço mais lento do país: "Isso vai nos impedir de nos desenvolvermos mais rapidamente. Mas não vai levar o Brasil para trás. A sociedade é forte demais para isso".

O ex-presidente não escondeu sua frustração ao falar sobre as eleições, afirmando que a oposição ajudou a tornar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva um mito. "A oposição entendeu errado. Nós permitimos a mitificação de Lula. Mas Lula não é revolucionário. Ele surgiu da classe trabalhadora e se comporta como se fizesse parte da velha elite conservadora", avaliou FHC.

Para ele, Lula anestesiou o Brasil. "Nós nos esquecemos de que o país precisa continuar avançando. O que eu consegui fazer levou o país para a frente. Mas aí ele parou. Precisamos de uma nova onda de reformas", acrescentou o ex-presidente. "Como teremos um aumento de produtividade para ganhar competitividade? Com reforma fiscal, impostos menores e investimento em capital humano e infraestrutura."

FHC afirmou ainda que a grande questão que deveria ser debatida atualmente é a da "qualidade". "Nós gastamos toda a nossa vida nos preocupando sobre quantidade: se o PIB cresce ou não. Agora, a questão é qualidade. Que tipo de educação é essa? A principal razão para as crianças não irem à escola não é mais econômica. É porque elas perderam o interesse. A qualidade do ensino é péssima", lamentou.

Indagado sobre como Lula será lembrado na história, FHC respondeu: "Acho que ele será lembrado pelo crescimento e continuidade, e por ter dado mais ênfase nos gastos sociais". Sobre sua própria importância para a política brasileira, o ex-presidente resumiu: "Eu fiz as reformas. Lula surfou na onda".

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: