Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Festa Cristã- por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Está se aproximando o Natal, a festa cristã que comemora o nascimento de Jesus, o nosso Salvador. Falta mais ou menos um mês, mas o comércio já decorou suas lojas com motivos natalinos, muitas cores, tudo para atrair a clientela para o consumo. É uma pena que o verdadeiro sentido do Natal passa distante da comemoração atual. Com o passar dos anos tudo foi se modificando. Ninguém se preocupa mais com a “Missa do Galo” ou com o que é mais importante, o amor a Deus e ao próximo que é a mensagem maior que trouxe o nosso aniversariante.

Observamos que o mundo está violento, as pessoas egoístas, descriminado e desrespeitando umas as outras, como o caso de jovens paulistas, que na internet disseram palavras horríveis com os nordestinos. O que lemos nos jornais e assistimos na televisão, são notícias de muita violência, de jovens agredindo outros jovens, pessoas matando outras pessoas sem motivo algum, o uso das drogas que também mata e provoca a violência. Tudo isso acontece em conseqüência da ausência de Deus e dos valores morais e cristãos tão afastados dos homens e mulheres nos dias atuais.

Se abrirmos a Bíblia no Evangelho de Marcos (12,28) vamos observar que um doutor da Lei perguntou a Jesus: “Qual o primeiro de todos os mandamentos”? Jesus respondeu: “O primeiro mandamento é este: Ouça ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante que esses dois”. Jesus quer mostrar para os doutores da Lei que sem o amor a Deus e ao próximo, as leis e as tradições traem o projeto de Deus. Se a nossa sociedade entendesse que o amor a Deus e ao próximo é a chave que abre o caminho da paz e da felicidade, na certa teríamos um mundo sem violência e sem guerras. Jesus no mandamento do amor a Deus e ao próximo sintetiza a essência da vida humana em duas faces inseparáveis. Primeiro entregando-se totalmente a Deus e, vivendo uma relação de fraternidade com o próximo.

É importante que reflitamos que um Natal mais perfeito é aquele em que possamos viver a mensagem do aniversariante. Além dos presentes aos familiares e amigos, o amor à família e ao próximo de modo geral. Quem sabe partilhando o nosso alimento, a nossa ceia natalina com os que menos têm, estaremos preparados para no próximo ano sairmos do nosso egoísmo e abrirmos o nosso coração para Deus? Agindo dessa maneira, ajudaremos a transformar o mundo para que o amor reine entre todos.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Nenhum comentário: