Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Lançamento do filme Formação Romualdo: Um Milagre Paleontológico tem casa cheia e homenagem aos cem anos do cinema no Crato

Um momento em homenagem aos cem anos de cinema no Crato, em grande estilo, aconteceu na noite do último sábado, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, durante o lançamento do filme-documentário, Formação Romualdo: Um Milagre Paleontológico, com direção do cineasta Jackson Oliveira Bantim, o Bola, e pesquisa, coordenação científica e roteiro do professor-doutor, Álamo Feitosa Saraiva. O Teatro Municipal esteve lotado com o público, demonstrando a importância desse trabalho, que será levado aos países da Rede Mundial de Geoparks. Mais de 400 pessoas participaram do lançamento.

O documentário de 36 minutos será usado de forma didática em escolas de ensino médio e em universidades. O vídeo, segundo Álamo, apresenta os fósseis, as escavações paleontológicas e animações do Araripe de 100 milhões de anos atrás, quando ainda nem existia a Chapada do Araripe.

A Formação Romualdo fica num estrato da Bacia do Araripe, localizado em partes do Ceará, Piauí e Pernambuco. Afloramentos importantes podem ser encontrados em Santana do Cariri, Crato e Barbalha. O professor Álamo destaca que a Formação Romualdo tem uma especificidade que qualifica esse material para exibição no documentário. Primeiro pela abundância de fósseis e também o seu caráter tridimensional, o que tem facilitado os trabalhos e descobertas científicas.

O filme-documentário teve apoio do Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semi-Árido (Inapas), Universidade Regional do Cariri (URCA), Geopark Araripe, Rede Global de Geoparks, Museu de Paleontologia da URCA, Bantim Produções e Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (IMAGO), da URCA.

No lançamento, estiveram presentes nomes importantes do mundo científico da paleontologia, a exemplo do cientista Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador, que tem um relevante trabalho sobre os pterossauros, tem uma participação no filme, além do Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, idealizador e criador do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. Cópias do documentário foram entregues, durante o lançamento, aos principais colaboradores desse trabalho.
 
Fonte: URCA

Nenhum comentário: