Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

PROGRAMA CARIRI ENCANTADO SONORIDADES - CONEXÕES MUSICAIS: WALTER FRANCO, A VANGUARDA DO BEM

O cantor e compositor paulistano Walter Rosciano Franco nasceu em 6 de janeiro de 1945, filho do radialista, poeta e escritor Cid Franco, também seu parceiro em várias composições. É reconhecido pela sua obra ao mesmo tempo vanguardista e popular, visto ter emplacado algumas canções nas programações radiofônicas do país, no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Sua discografia é, em termos quantitativos, muito modesta. Foram apenas seis discos, lançados entre 1973 e 2001. Mas, sua obra, qualitativamente, é conceitual e muito bem conceituada pela crítica. Sobre ela, assim escreveu o poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário Augusto de Campos, em 2000:

“Quando Walter Franco apareceu, de "Cabeça" na música popular brasileira, quase não tinha antecedentes. Nem os protagonistas da Tropicália tinham ido tão longe. Era música concreta "in concreto". Foi no Festival da Globo de 1972. E sua bravura mobilizou a intervenção de gente como Décio Pignatari, Rogério Duprat e Julio Medaglia, integrantes do júri que foi destituído pela direção - porque ousou indicar o nome de Walter como vencedor do Festival. "Cabeça" e "Me Deixe Mudo" - a explosão da letra em estilhaços de poesia e a sua implosão nos ecos do silêncio - composições que, como eu disse em meu "Balanço", racharam a cabeça da música popular, estão no primeiro LP de Walter o disco branco "Ou Não", gravado em fins de 1972 e editado no ano seguinte. De bate-pronto, Caetano respondia com "Araçá Azul", a sua aventura radical, e essa foi talvez a mais bela conversa de guerrilhas jamais travada no âmbito da nossa música popular de invenção bombas cruzadas de bahia e sampa, poema e samba. "Revolver" continuou a antitradição de "Ou Não" com as explosões/implosões dos seus mantras, do primal "feito gente" ao quase mudo "e(ter)na(mente)". Walter seguiu adiante com "Vela Aberta". Mas, minado pela mediocridade da mídia, seu caminhar se fez mais secreto. Seus novos riscos quase não foram vistos pelo público. Um dia ele escreveu o poema certo: "o ab(surdo) não h(ouve)". Ouçam Walter Franco”.

E atendendo ao chamado de Augusto de Campos, vamos ouvir no programa Cariri Encantado Sonoridades desta quarta-feira, 6 de abril de 2011, doze composições de Walter Franco:

1. Feito Gente
2. Partir Do Alto/Animal Sentimental
3. Nothing
4. Coração tranquilo
5. Criaturas
6. Vela Aberta
7. O Dia do Criador
8. Canalha
9. Corpo Luminoso
10. Luz da Nossa Luz
11. Ai, essa mulher
12. Gema do novo

Obs.: Todas as composições são exclusivamente de Walter Franco, exceto “Criatura” e “Vela Aberta” de Walter Franco e Cid Franco, e Corpo Luminoso, de Walter Franco e Regis Bonvicino.

Serviço
O programa Cariri Encantado Sonoridades é produzido pelas Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados – OCA, e transmitido todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas pela Rádio Educadora do Cariri AM 1020 e www.radioeducadoradocariri.com. Pesquisa, redação e apresentação de Carlos Rafael Dias. Operação de áudio de Iderval Silva.

Nenhum comentário: