Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Deputado Genecias fala sobre a importância da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O deputado federal Genecias Noronha (PMDB/CE) fez um discurso no plenário da Câmara dos Deputados, enfatizando a instalação da subcomissão especial que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O parlamentar é um dos membros da subcomissão que vai apresentar soluções para a melhor destinação do lixo.


Em seu pronunciamento, Noronha apresentou dados divulgados recentemente indicando que o Brasil produz 150 mil toneladas de lixo por dia. Desses, 40% são descartados em aterros a céu aberto e somente 8% dos municípios fazem coleta seletiva. Para o deputado, esses números mostram o descaso do poder público em relação ao assunto.

“Índices como esses revelam, com total clareza, a distância que temos em relação à adoção efetiva de práticas sustentáveis e acabam por caracterizar um cenário que deve ser, com urgência, revertido”, comentou.De acordo com ele, o Brasil poderá reverter a atual situação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de acordo com o que institui a Lei 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto Federal 7.404.


Essa Política defini e gera a responsabilidade compartilhada no que diz respeito aos cuidados com a emissão e destinação de resíduos sólidos. Genecias Noronha afirmou que além da instituição de uma nova política para destinação do lixo é necessário também mudar a resistência a práticas sustentáveis.

“Evidência maior dessa resistência é verificada no reduzido percentual de municípios que adotam programas de coleta seletiva de lixo, medida que, além de gerar renda para milhares de pessoas e economia para inúmeras empresas, representa extraordinária vantagem para o meio ambiente, isso por diminuir a poluição dos solos e rios”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Genecias Noronha

Nenhum comentário: