Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um pouco de História do Crato

Pedro Esmeraldo


Antes, queremos agradecer a figura notável de Jorge Carvalho: enviamos nossos parabéns pelo seu trabalho eficaz em defesa da nossa terra.

Sempre tivemos a ousadia de defender este município com unhas e dentes para evitar os sonhos de inimigos piegas que atacam nossa terra arrebatando todo o patrimônio, quer cultural, quer físico e moral, levando tudo para si com gestos de crueldades inadmissíveis.
Não somos trouxas para acreditar nas artimanhas desses piegas que não sabem fazer outra coisa senão fomentar a discórdia e a intolerância de seus vizinhos.
Queremos lembrar a todos, que pertencemos a mesma região de homens capazes de sobrepujar a desigualdade e a mentira desairosa que provém desses inimigos febris e que somos obrigados a tolerar por meio de força política desigual.
O que almejamos é que sejamos um povo corajoso e deixamos de lado a falta de lutas a fim de evitarmos essa desigualdade desses políticos hostis que constantemente veem nos arrebatar os bens patrimoniais deste município.
Notamos que esses homens aventureiros querem crescer as custas dos chapéus alheios, pois não enfrentam a luta, não querem ter dificuldades de conseguir seus melhoramentos através do trabalho árduo, suor e lagrimas.
Há rumores que pessoas desiguais ao Crato querem colocar para trabalhar na exposição taxistas de outra praça. Isso é um erro porque todo município tem a sua soberania, isto é, só deve trabalhar aqui os taxista locais. Não venham confundir bagulho com bugalho, deixe o Crato em paz, só para os cratenses.
Por isso, avisamos: o municípios do Crato vem crescendo visto que o nosso trabalho é feito com amor e dignidade sem prejudicar o patrimônio dos seus vizinhos.
Mostramos com muita atenção que o município do Crato cresceu, viveu sempre perseguido por meio das forças desses políticos fanáticos e que não sabem como possuir a igualdade, a honestidade e a paz de espírito.
Desde tempos imemoriais, Crato foi perseguido e continua sendo perseguido pela falta de coragem dos políticos pois alguns não têm amor a cidade e deixam correr tudo frouxo, sem esboçar um pingo de reação em defesa da terrinha.
Ah Crato velho sofredor! Por que não reagimos? Porque não temos coragem de pegar umas armas e partimos para a luta sem esmorecer, procurando crescer em pé de igualdade com esses outros municípios que não sabem procurar a concórdia e a igualdade no correr do tempo do século XXI.
Crato é zombado por esses inimigos dizendo que só tem uns anos e Crato é muito mais velha que eles, mas não cresce porque seu povo é acomodado
Puro engano! Crato é pouco mais velho que o outro município vizinho, visto que essa outra localidade foi fundada em 1827 pelo padre cratense Pedro Ribeiro da Silva, Neto do brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, aquele homem que abafou a revolução de 1817. Afirmamos porém que o Crato foi fundado por frei Carlos Maria de Ferrara no ano de 1764, visto que esta cidade só é mais velha que a outra apenas 63 anos de idade e não tivemos proteção alguma de campanhas miraculosas, protegida por um senhor e seus algozes fanáticos filhos do Crato. Portanto Crato tem o orgulho de enfrentar a luta como estamos enfrentado atualmente com dignidade e com trabalho.
Crescemos com a força do nosso trabalho e não somos prestigiados pela força governamental que se entrega facilmente aos políticos incompreeciveis do outro municipio.

Crato – CE, 17.06.2011

Nenhum comentário: