Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

II Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri será realizado de 30 de maio a 02 de junho


O Laboratório de Paleontologia da URCA - LPU realiza de 30 de maio a 2 de junho, o II Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri, voltado a comunidade acadêmica e ao público em geral. A paleontologia tem alcançado um destaque cada vez maior nas pesquisas básicas a nível mundial, particularmente nas duas últimas décadas. Este crescimento resultou no aumento da atividade de coleta de fósseis em depósitos paleontológicos classificados como Konservat-Lagerstätten (com uma quantidade muito grande de fósseis com preservação excepcional).

Não é difícil entender que o tema é de interesse para a região, principalmente quando se fala sobre turismo da região. Até hoje, mais de 200 mil visitantes estiveram no Museu de Paleontologia da URCA, em Santana do Cariri, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes. Praticamente a mesma quantidade de pessoas visitou o Museu do Homem Kariri, em Nova Olinda, para conhecer os vestígios do povo Cariri, antes da chegada dos colonizadores portugueses.

A maioria das pessoas confunde a arqueologia com a paleontologia, apesar de as duas ciências utilizarem as mesmas técnicas de investigação, elas diferem nos objetos que estudam. Os paleontólogos concentram-se no registro fóssil de organismos extintos, geralmente do passado remoto, enquanto os arqueólogos investigam evidências das culturas humanas e civilizações, bem mais recentes, principalmente dos últimos 11 mil anos. O evento tem o objetivo possibilitar aos jovens uma visão preservacionista, bem como despertar novas mentes para o estudo da Paleontologia, da Arqueologia, da evolução e biodiversidade na Região do Cariri.

Fonte: URCA

Nenhum comentário: