Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Projeto de Iniciativa Popular para área da saúde será lançado na Assembleia Legislativa


Nesta terça-feira, dia 12/06, acontecerá na Assembleia Legislativa o lançamento do Projeto de Iniciativa Popular, a fim de alocar mais recursos federais para o Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontecerá durante o segundo expediente da sessão ordinária, às 11 horas, no Plenário 13 de Maio, e atende ao requerimento da Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Deputada Mirian Sobreira (PSB).

A finalidade é mobilizar a sociedade e coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo país, 1% do eleitorado nacional, para caracterizar como emenda de iniciativa popular o Projeto de Lei que trata do incremento dos recursos destinados SUS.

“Com essa iniciativa, queremos assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamentou a Emenda Constitucional 29 (EC29)”, explicou a deputada Mirian Sobreira.

Isso significaria um acréscimo de cerca de R$ 35 milhões anuais. Atualmente 3,8% do orçamento da União são gastos com saúde pública, enquanto 4,4% ficam com o setor privado, ou seja, 85% da população contam com menos recursos para ter acesso à saúde do que os 15% restantes, apontando para uma distorção no setor.

O Projeto foi lançado pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde, integrado por diversas entidades médicas e da sociedade civil organizada, e é liderado pela Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde, que já reúne 45 instituições e, no Ceará, tem o apoio da Secretaria da Saúde do Estado.


Serviço
Local: Plenário 13 de Maio – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
(Entrada pelo Edifício Senador César Cals - Rua Barbosa de Freitas,
Dia: 12/06/2012.
Horário: 11 horas.
Traje: Passeio completo.

Fonte: Assessoria da Deputada Mirian Sobreira

Nenhum comentário: