Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reitora da URCA recepciona Vice-Governador, Domingos Filho, na abertura da ExpoCrato 2012


O Vice-Governador do Estado do Ceará, Domingos Filho, e comitiva, visitaram, neste domingo, o stand da Universidade Regional do Cariri (URCA), que está aberto ao público todos os dias de realização do evento. São, em média, nesses primeiros dias, 5 mil visitas diárias à mostra que homenageia o cantor e compositor, Luiz Gonzaga, pelo seu centenário. O Vice-Governador, que esteve representando o Governador Cid Gomes, na abertura da ExpoCrato 2012, foi recepcionado no stand da URCA, pela Reitora da Instituição, Professora Otonite Cortez.



A URCA faz uma das belas homenagens ao Rei do Baião, levando ao público a relação direta do artista com o Cariri e a Chapada do Araripe, na exposição ‘(en) cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga. A exposição tem sido um dos grandes atrativos da ExpoCrato, que também faz homenagem ao cantor.



No local, estão sendo realizadas homenagens aos artesãos do Cariri, à natureza regional, levando ao público uma programação artística, no III Palco Sonoro, uma parceria da URCA como o Banco do Nordeste, com apresentações inspiradas por meio das múltiplas interpretações e releituras da obra do artista pernambucano. Este ano, a coordenação do Palco Sonoro ficou a cargo do Professor Carlos Rafael, do Departamento de História da URCA.

As crianças podem na exposição, se deparar com o lúdico, além da interatividade, por meio das canções de Gonzagão, com as letras das canções que fazem homenagem ao Crato, Padre Cícero, a Cachoeira de Missão Velha, além da festa de Santo Antônio, em Barbalha.

A exposição conta com a organização da equipe formada por Ana Felícia Barreto, Carlos Rafael, Marcos Aurélio Moreira Franco (curadoria), Marlene Meneses de Sousa e Sandra Nancy Ramos Bezerra (curadoria). Também contou com trabalho da arquiteta Constante Pinheiro. O projeto foi desenvolvido por meio da Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário – Produn.

 No local onde acontece a exposição, funciona o Centro de Interpretação do Geopark Araripe. As cidades aludidas na musicalidade do cantor estão inseridas na área do Geopark. A mostra deverá continuar para as escolas do município.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA URCA

Nenhum comentário: