Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cid fala hoje na AL sobre viagem

O governador Cid Gomes vai conceder uma entrevista coletiva hoje, na Assembléia Legislativa, para falar sobre a viagem que fez para a Europa no inicio de fevereiro, em jato fretado pelo Governo do Estado, levando a bordo, além de assessores e da primeira dama, sua sogra e as esposas dos assessores Bismarck Maia e Valdir Fernandes da Silva. Ao desembarcar de viagem oficial à Ásia, em Fortaleza, sábado a noite, o governador evitou comentar o assunto, amplamente divulgado na mídia nacional.

´Passei 24 horas viajando. Vou me inteirar de tudo e segunda-feira falarei´, foi a única declaração do chefe do Executivo ainda no aeroporto Pinto Martins. Cid tinha programado sua visita ao Legislativo, esta manhã, para presidir um leilão para a construção de dois novos presidios em Fortaleza.

Essa foi a primeira vez que Cid Gomes tocou no assunto publicamente, depois da repercussão da viagem. As informações sobre a comitiva que viajou com o governador, pedidas pelo deputado Heitor Férrer (PDT), só chegaram à Assembléia Legislativa depois que o governador havia embarcado para a Ásia, na companhia de auxiliares da área econômica, Antonio Balman e Ivan Bezerra, no início deste mês. Nesse meio tempo, apenas o líder do Governo na Assembléia, deputado Nelson Martins (PT), e assessores diretos do governador haviam falado sobre a viagem para responder os questionamentos na Assembléia.

Cid Gomes usou jato fretado pelo Estado para participar de eventos e reuniões oficiais em nome do Estado do Ceará entre o fim de janeiro e o início de fevereiro deste ano, em quatro países da Europa. Para tanto, os cofres públicos tiveram que desembolsar o montante de R$ 388 mil para custeio do frete da aeronave. Com o governador do Estado estavam a primeira dama, Maria Célia, o secretário de Turismo, Bismarck Maia, o assessor Valdir Fernandes. A polêmica é por conta da presença da sogra de Cid, Pauline Carol Habib e das esposas dos assessores, Gláucia Maia e Samara Dias, cujos nomes são apontados na resposta enviada pelo Executivo ao requerimento do deputado Heitor Férrer.

Antes da divulgação das informações oficiais, sempre que questionado sobre o assunto, Cid evitava a polêmica, denominando de ´demagogia barata´, o pedido de informações da oposição. Hoje o governador deve explicar detalhes da viagem e também a posição do Governo do Estado sobre todos os questionamentos.

O presidente do diretório municipal do PSB de Fortaleza, Rogério Pinheiro concordou com a declaração do vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, de que o governador Cid Gomes deve devolver os recursos referentes à viagem de pessoas estranhas à missão oficial do Governo do Estado à Europa, dentre elas a sua sogra e convidadas. Conforme a avaliação de Pinheiro, o ressarcimento ao erário seria um “gesto de austeridade” e não desabonaria a sua conduta.

Para a imprensa nacional, com as declarações de Roberto Amaral, o PSB teria a intenção de blindar o governador Cid Gomes diante da polêmica que tem ocupado o noticiário local desde a semana passada. Conforme a interpretação de Rogério Pinheiro, a atitude de Amaral foi uma forma de “debelar” o conflito criado a partir da ação da oposição.

texto publicado hoje do Jornal DN

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Tarso:
O governador Cid já resolveu o "embroglio". Abaixo notícia divulgado no site Terra.com.br, há poucos instantes:
........................
Política
Segunda, 28 de abril de 2008, 13h08 Atualizada às 13h12
CE: Gomes diz que não podia negar pedido da mulher

Omar Jacob
Direto de Fortaleza


O governador do Ceará, Cid Gomes, falou que o preço do vôo fretado pelo Estado que fez para a Europa não foi alterado pelo fato de sua sogra e das mulheres dos secretários terem acompanhado a comitiva: "o vôo é cobrado por quilômetro e não pelo número de passageiros. O custo foi exatamente o mesmo, estivessem a bordo ou não". Gomes disse ainda que a mulher, Gláucia Barbosa, e a sogra, Pauline Carol Habib Moura, têm uma relação estreita. Segundo ele, não havia como negar o pedido da mulher para levar Pauline.
............................
Ponto final. Alguém ainda quer falar sobre este caso??????
Afinal, segundo Cid, "não havia como negar o pedido da mulher para levar Pauline".