Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 18 de maio de 2008

Candidatos usam Orkut para fazer campanha

Recife. Ferramenta relativamente nova para uso de publicidade eleitoral, a Internet vem caindo no gosto de políticos que pretendem concorrer às eleições deste ano. Nas capitais nordestinas, praticamente todos os pré-candidatos às prefeituras estão usando a rede para divulgar suas propostas de governo e aproximar-se do eleitor. Mas, como a propaganda eleitoral só é permitida a partir do dia 6 de julho, tudo é feito de forma sutil para despistar a Justiça Eleitoral. O site de relacionamentos Orkut tem sido o lugar preferido para fazer campanha antecipada no mundo virtual. No Orkut, sobram comunidades exaltando pré-candidatos e pedindo votos para os mesmos.

Para a Justiça Eleitoral, não há nenhum impedimento em divulgar as atividades parlamentares numa página na Internet. O problema está em ultrapassar esse limite. “Proposta de governo não é mais trabalho parlamentar. Quando o político faz isso, está fazendo campanha eleitoral”, distinguiu o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis e Fundações da Bahia (Caocif), José Ferreira de Souza Filho.

Apresentar-se ao leitor como futuro postulante também infringe a lei eleitoral. “Estar na qualidade de pré-candidato e falar as propostas que pretende desenvolver: só isso já qualifica como propaganda. E, sendo divulgada agora, é extemporânea”, avisou o promotor de Justiça de Pernambuco, Eduardo Cajueiro. A multa para o político que faz campanha eleitoral antecipada varia entre R$ 21.282,00 e R$ 53.205,00.

Se nas páginas pessoais o limite entre divulgação de atividades políticas e promoção pessoal para fins eleitorais é tênue, a situação fica ainda mais complicada na rede de relacionamentos Orkut. Basta uma simples busca no sistema para identificar comunidades que exaltam políticos, incentivando suas candidaturas.

Na comunidade “oficial” do deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM/BA), com 2.123 membros até sexta-feira, o debate eleitoral já está acalorado. Os integrantes da comunidade providenciaram até uma enquete para testar as intenções de voto do parlamentar para o Executivo municipal e até estadual.

Admiradores

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), também ganhou um clube de admiradores na rede de relacionamentos. Na comunidade “Voto Luizianne Lins 2008”, com 322 membros até a sexta, os internautas expressam total apoio à recondução da prefeita ao cargo. “Esta comunidade é dirigida a todos aqueles que apóiam a reeleição da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins”, descreve o dono da comunidade.

A mesma “homenagem” também foi prestada ao ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM/CE), pelos 141 membros da comunidade “Moroni Torgan 2008!!!”. Nela, os participantes propõem uma “corrente rumo à Prefeitura Municipal de Fortaleza”. O atual prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), também ganhou uma comunidade no Orkut de apoio à sua reeleição: “Ricardo Coutinho Reeleito”, mas com apenas 36 pessoas inscritas até o último dia 16.

O promotor José Ferreira de Souza Filho lembrou que usar o Orlut para fazer campanha “também é proibido”, independente se a iniciativa partiu do pré-candidato ou não.
Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: