Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Encontro de historiadores em Quixadá

Abaixo matéria publicada no jornal "O Povo" desta 6ª feira. Uma delegação de historiadores cratenses se encontra em Quixadá para participar do evento.

ENCONTRO ESTADUAL
Historiadores se reúnem em Quixadá
Cerca de 300 historiadores estão participando de um encontro estadual em Quixadá, no Sertão Central. O evento, realizado de dois em dois anos, discute temas como políticas urbanas, religiosidade, questão agrária, movimentos sociais, entre outros
Secas e obras públicas no Ceará; a questão agrária no País; patrimônio e memória. São temas dos mini-cursos realizados no XI Encontro Estadual de História que está ocorrendo em Quixadá, no Sertão Central. Cerca de 300 historiadores participam do evento que começou na última segunda-feira, 30, e prossegue até amanhã, 4, no auditório da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc).
É o primeiro encontro estadual desses profissionais realizado na região, segundo Alênio Carlos Noronha Alencar, presidente da Associação Nacional de História - seção do Ceará (Anpuh-CE). "Os encontros são realizados sempre nos anos pares e já ocorreram nas cidades de Crato (Região do Cariri), Limoeiro do Norte (Região Jaguaribana), em Sobral (Região Norte) e em Fortaleza", recorda.
Ele diz que o tema deste ano foi escolhido com o objetivo de "ampliar o debate entre os diferentes saberes construídos no cotidiano escolar e acadêmico das instituições de ensino e pesquisa, nos arquivos e acervos, nos museus, nos lugares de memória". Temas Para hoje, 3, também serão debatidos os temas: a escravidão negra no Ceará e suas fontes; maçonaria; saúde e doenças no Nordeste brasileiro do início do século XX e o estudo da arqueologia e museologia. Foram convidados para o encontro professores de universidades cearenses como a Uece, UFC e Universidade Regional do Cariri (Urca), bem como de outros estados brasileiros como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Sergipe (UFSE) e Universidade de Brasília (UnB). Também há historiadores de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Unesco, entre eles, a professora doutora Márcia Regina Romeiro Chuva.
Estão programados ainda, até sexta-feira, simpósios temáticos e palestras. Nos simpósios, serão abordados o patrimônio cultural, os movimentos sociais, o cotidiano e cultura dos trabalhadores, a cidade e o sertão: espaços e formas de vida, entre outros. "No encerramento, vamos definir o local do próximo encontro, marcado para 2010", diz Alênio Carlos.
SERVIÇO
Mais informações: http://www.anpuhceara.org/
SAIBA MAIS

PROGRAMA DO ENCONTRO
Hoje, 3 Das 5h às 6 horas - alvorada 7h30min às 9h30min - mini-curso 10h ao meio-dia - mesa-redonda sobre cultura e religiosidade populares: múltiplos olhares 14h às 17 horas - roteiro cultural 18 horas às 20 horas - palestra sobre o presente e o passado: as artes de clio em tempos de memória 20h às 22 horas - mini-curso 22 horas - programação cultural

Nenhum comentário: