Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de julho de 2008

A FÉ DA RAPAZIADA

O Brasil possui a terceira população jovem mais religiosa do mundo, segundo estudo da consultoria alemã Bertelsmann Stiftung: pelo menos 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos declararam que seguem uma religião. Esse índice coloca o País entre os mais religiosos do planeta – estamos apenas atrás da Nigéria e da Guatemala. Marrocos e Indonésia (países muçulmanos) têm os mesmos índices do Brasil (predominantemente católico). Os jovens brasileiros também estão entre os que mais rezam: 74% declararam fazê-lo diversas vezes ao dia, embora um terço deles tenha admitido que não vive totalmente de acordo com os preceitos da religião.

Clique na imagem para ampliar

Por Tatiana de Mello
Fonte: Revista Istoé N° 2021
http://www.terra.com.br/istoe/

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Océlio:
Uma surpresa agradável, esta informação postada por você. Infelizmente, a mídia só divulga fatos que dão a impressão de que a juventude está perdendo a fé.
Considere-se que com o apogeu da tecnologia, o mundo vem passando por profundas transformações. A comunicação vai-se acelerando cada vez mais, provocando inevitavelmente alterações constantes na nossa vida. Além das vantagens, o progresso tecnológico também traz consigo riscos. O crescente interesse pelo mundo virtual vai comprometendo a vida natural orgânica da sociedade, provocando nos jovens uma perda de interesse pelo simbólico, pelo sagrado e pelo sobrenatural...
Mas, vez por outra, temos agradáveis surpresas. Hoje, li que na Finlância (predominantemente protestante) o Latim tornou-se uma língua popular. Enquanto países de línguas neolatinas (como o Brasil) baniram estranhamente o ensino do Latim nas escolas, cortando uma ligação histórica de grande valor cultural, a Finlândia dá exemplo contrário.

A Rádio Nacional finlandesa tem produzido e transmitido um noticiário semanal intitulado "Nuntii Latini" (Notícias em Latim). O programa possui admiradores que se manifestam através de muitas cartas - freqüentemente escritas em Latim! - provenientes de mais de 50 países, desde a Argentina até a Argélia.

São as voltas que o mundo dá...