Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Notícias da Semana


O PRIMEIRO AUTOMOVEL DE CRATO
Pertencia ao comerciante Manuel Siqueira Campos o primeiro automóvel chegado a Crato (foto acima). Às 5 horas da manhã de 29 de setembro de 1919 a população da então pequena cidade ouviu, pela primeira vez, o barulho do motor de um automóvel. Na manhã do dia seguinte foi inaugurada a estrada para o Lameiro construída pelo então prefeito Antônio Luís Alves Pequeno. Hoje é difícil conseguir estacionamento para carros no centro de Crato. E o Lameiro é um dos bairros da cidade.

E POR FALAR EM SIQUEIRA CAMPOS...
Quem passa pela Praça Siqueira Campos observa tapumes que estão sendo colocados para nova reforma no logradouro. Falta a placa indicativa da obra. Entretanto, os freqüentadores da praça mais antiga de Crato informam que, dentro da reforma, será construída uma coluna para um relógio com quatro faces. Tomara que – dentro dessa obra – não seja retirado um busto do comerciante Siqueira Campos, colocado no local durante a última reforma do logradouro, feita na administração de José Adega. Crato possui poucos monumentos públicos. E o busto homenageia um comerciante progressista, pioneiro do calçamento das ruas de Crato. Pavimentação, aliás, feitas às expensas de Siqueira Campos.

JUSTIÇA FEITA
Há tempos vozes sensatas reclamam uma homenagem da cidade de Crato ao seu fundador: Frei Carlos de Ferrara. Os poderes públicos foram omissos até agora. Entretanto, consta que a Diocese de Crato vai criar o Centro Cultural Frei Carlos Maria de Ferrara, que englobará o Departamento Histórico Diocesano Padre Antônio Gomes de Araújo e o futuro Museu Diocesano. A Diocese de Crato estará, assim, corrigindo a gritante omissão.

A VERDADE NUA E CRUA 1
O Governo pouco ajuda o agronegócio brasileiro. Existe muito dinheiro, mas a prioridade é financiar a reforma agrária em terras invadidas pelo MST. Essas terras, quase sempre, viram “favelas rurais”, pois a maioria dos assentados (recrutados de outras localidades distantes do local invadido) não possui experiência nem competência para tocar uma mini propriedade rural. Enquanto isso o agronegócio tem dado mostras de um vigor extraordinário. Cerca de 40% do PIB nacional – mais de 50 bilhões de dólares nas exportações – e 40% dos empregos do País vêm do agronegócio.

A VERDADE NUA E CRUA 2
Eis uma amostra dos feitos do agronegócio brasileiro: a safra de grãos ultrapassou 140 milhões de toneladas; somos o maior exportador de soja do mundo; no setor de açúcar e álcool teremos produção recorde de 30 milhões de toneladas de açúcar e 23 bilhões de litros de álcool (equivalente a 400 mil barris de petróleo/dia); a produção de laranjas cresceu 30% e em cada dez copos de suco de laranjas bebidos no mundo, oito são do Brasil; somos o maior produtor mundial de café, o segundo de milho. E o rebanho bovino do Brasil, com 200 milhões de cabeças, é o dobro do norte-americano...

COMEMORAÇÕES
Em 2008-2009, a diocese de Crato está comemorando 140 anos das Missões Populares do Servo de Deus Padre Ibiapina no Cariri. Servo de Deus é o título que se dá a quem teve processo iniciado no Vaticano visando beatificação e posterior canonização. Também neste ano serão comemorados os 260 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Crato, fato ocorrido em 04 de fevereiro de 1768.

CINEMA CARIRIENSE
O cineasta cratense Jackson Bantim (o conhecido “Bola”) prossegue sua batalha para concluir o curta-metragem “As Sete Almas Santas Vaqueiras”. Bola resgata uma história do imaginário popular nordestino. O filme teve cenas externas filmadas no distrito Santa Fé, em Crato e tem como diretor-assistente o cineasta Glauco Vieira. A trilha sonora é de Luiz Carlos Salatiel e o diretor de fotografias é Catulo Teles. Jackson Bantim merece ser ajudado pelas instituições culturais cearenses, pois o cinema caririense vem crescendo em qualidade nos últimos tempos.

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Uma correção:
Em 2008 estão sendo comemorados 240 anos (e não 260 como foi publicado) de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Crato, fato ocorrido em 04 de fevereiro de 1768.