Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 16 de agosto de 2008

NOTÍCIAS DA IGREJA

AnotE - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ESPERANÇA
*************************************************************
Um serviço de comunicação das pastorais sociais, Comunidades
Eclesiais de Base (Ceb's) e organismos da Igreja Católica do
Ceará
*************************************************************

Pastoral Carcerária realiza retiro com agentes pastorais. (Dia 15 de AGO/2008)

A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza realizará nos dias 15, 16 e 17 de agosto um Retiro com os agentes de pastoral no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), na Avenida Alberto Craveiro, 2222, Castelão. O tema será "A Presença - Ausência de Deus no presídio" e será orientado pelo Padre Bernardo Holmes. O objetivo do encontro é animar e fortalecer os agentes da pastoral para o trabalho desafiador que é a realidade da população carcerária.

CONTATO: Regina Pereira (85) 33888718 / (85) 99721466 / www.pcarcerariafortaleza@yahoo.com.br.
-------------------------------------------------------------

Articuladores do Grito dos Excluídos/as de Fortaleza realizam plenária. (Dia 16 de AGO/2008)

No próximo dia 16 de agosto, sábado, das 8h30m às 12h, na Faculdade da Prainha, na Rua Tenente Benévolo, n.° 201, Centro, os articuladores do 14° Grito dos/as excluídos/as de Fortaleza, realizarão plenária. A pauta central será a preparação de toda programação do dia 07 de setembro e reunião das equipes de trabalho. O grito este ano acontecerá no bairro do Genibaú e terá como tema "Vida em primeiro lugar - Direito e participação popular."

CONTATO: Assis Memória 9944 3315 e Rejane Nascimento 8816 3867
-------------------------------------------------------------

Ato pela Vida em Fortaleza (Dia 19 de AGO/2008)

A Pastoral do Povo da Rua celebrará no dia 19 de agosto, na Praça José de Alencar, a partir das 17h, um Ato pela Vida, com a presença de moradores de rua, entidades e pastorais sociais. O ato faz memória ao massacre de 15 pessoas em situação de rua que foram cruelmente atacadas no centro da cidade de São Paulo na madrugada dos dias 19 e 22 de agosto de 2004. O momento também quer reafirmar o compromisso e engajamento em defesa do povo da rua e da construção de políticas públicas que resgatam a dignidade e cidadania desse povo que quer viver com qualidade e com direitos assegurados.

CONTATO: Fernanda Gonçalves (85) 8872 6947 / 3388 8706
-------------------------------------------------------------

"Gestão de Empreendimentos Solidários" será tema do curso promovido pela Cáritas (Dia 18 de AGO/2008)



Dando prosseguimento à ação de capacitação de 60 grupos de empreendedores na linha da Economia Popular Solidária, a Cáritas Brasileira Regional Ceará em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, realizarão de 18 de agosto a 19 setembro o curso de Gestão de Empreendimentos Solidários. Serão formadas duas turmas para o curso, uma no Conjunto Palmeiras em parceria com o Banco Palmas e outra no Bom Jardim em parceria com o Movimento de Saúde Mental. A perspectiva desta atividade é fortalecer os grupos para prática da sócio economia solidária através da organização da produção dos empreendimentos solidários, e desenvolvimento de políticas públicas de geração de trabalho e renda, usando como metodologia a realização de oficinas e jogos. Já foram capacitadas 05 turmas de diversos bairros de Fortaleza. A iniciativa faz parte do Programa Trabalho Comunitário Solidário, ação articulada entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Cáritas Brasileira Regional Ceará, Instituto Terra Azul e Banco Palmas.

CONTATO: Luciana Eugenio ou Francisco Santiago (85) 3388 8716 / 8896349869
-------------------------------------------------------------

Vida Brasil abre inscrições para Curso de Formação (Dia 22 de AGO/2008)

O Programa "Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência" abre inscrições para a segunda turma do Curso de Formação em Direitos das Pessoas com Deficiência e Gestão de Projetos, que ocorrerá em Salvador e Fortaleza. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de agosto de 2008, através do envio da ficha de inscrição (disponível no site www.vidabrasil.org.br) para os e-mails fortaleza@vidabrasil.org.br ou lucianamaia@vidabrasil.org.br ou pelo correio, para a sede da Vida Brasil (Rua Antenor Rocha Alexandre, 320, Parque Manibura, CEP: 60.821-795). O curso  é gratuito e possui carga horária de 100 horas, distribuídas em cinco módulos que serão realizados de setembro a novembro de 2008. A formação abordará temas como: Cidadania e Participação; Políticas Públicas e Controle Social; Direitos Humanos; Direitos das Pessoas com Deficiência; Acessibilidade; Mecanismos de Participação; Gestão e Elaboração de Projetos. Serão capacitados 20 representantes de entidades de ou que trabalham com pessoas com deficiência nas duas cidades. O objetivo do curso é contribuir para o fortalecimento institucional das organizações, reforçando suas capacidades teóricas e práticas de intervenção e qualificando seus membros para a elaboração e realização de projetos. Poderão participar da seleção pessoas que façam parte de Associação ou Movimento que atue na área da deficiência e/ou de direitos humanos. O edital, com maiores informações e critérios de inscrição, está disponível no site da Vida Brasil. O Programa de Acessibilidade é realizado com o apoio da União Européia, do Ministério das Relações Exteriores da França e da Misereor.

CONTATO: Luciana Maia (Coordenadora do Programa de Acessibilidade) (85)88548768 e Rafael Sousa (85)87956907
-------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------
DESTAQUES
-------------------------------------------------------------

Do Fome Zero aos Agrocombustíveis
por Roberto Malvezzi (Gogó)*


Quando Lula tomou posse, uma de suas primeiras atividades foi reunir seu ministério e levá-lo até Guaribas, sertão do Piauí. Andando longo trecho de ônibus, os ministros que só conheciam o sertão pelos livros e TVs, puderam pôr o pé na realidade. O gesto era simbólico e, como já advertia Frei Betto, não era a revolução, mas era o que podia um governo eleito pelo voto. Lula proclamara o "Fome Zero" como uma das metas principais de seu governo. Depois, diante de observações feitas aqui das bases do Nordeste, o próprio Ministério do Meio Ambiente proclamou o "Sede Zero". De qualquer forma, soava diferente de todos os governos anteriores.

O tempo se encarregou de mudar Lula e seu governo. A adesão firme ao agro e hidronegócios fez com que optasse pelos transgênicos ao invés de uma agricultura familiar diversificada e rica em alimentos, embora invista também nela, mas jamais na mesma proporção. Optou pela transposição do São Francisco ao invés de investir em obras descentralizadas de abastecimento, como as adutoras para as cidades do Nordeste. Finalmente, optou pelos agrocombustíveis em detrimento da produção de alimentos. Dá para demarcar passo a passo, numa linha do tempo, as mudanças profundas na rota do governo Lula.

Em Salvador, inaugurando obras e fomentando a aqüicultura nos mangues brasileiros, também em detrimento das populações pesqueiras do litoral, Lula disse que "não seria louco de deixar de encher o tanque do povo para encher o tanque dos carros". De repente, parecia o velho Lula, com aquele semblante de indignação diante das injustiças brasileiras. Mas, a realidade é que ele estava apenas querendo justificar sua opção pelos agrocombustíveis, sempre na argumentação que não existe paradoxo entre produzir alimentos e agrocombustíveis. O assunto é uma espada no pescoço de seu governo e não faltam estatísticas de todos os tipos para contestar a linha de pensamento do presidente.

Esses dias o preço das comodities agrícolas despencou e o programa do biodiesel da mamona faliu. O aumento da fome no mundo, em um ano, já passa de 100 milhões de pessoas. O preço dos alimentos explodiu. Contraria as metas do milênio e coloca a humanidade numa encruzilhada tenebrosa. O governo, ao pôr os melhores solos brasileiros a favor dos agrocombustíveis, ao incentivar a América Central e a África para o mesmo caminho, a pretexto de favorecer a renda dos agricultores, pode estar incentivando a escassez de alimentos no mundo. E não adianta falar em safra recorde porque essas comodities não põem a mesa do povo brasileiro.

Assim, um governo que fez do combate à fome sua grife, pode terminar seus dias colaborando com o aumento da fome sistêmica em todo o planeta.

* Assessor da Pastoral da Terra

Nenhum comentário: