Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Santa Tereza d´Ávila

Festa da padroeira em Altaneira
10/10/2008
00:38

Altaneira, cidade que completa 50 anos de fundação em dezembro próximo, é a única no Ceará que tem como padroeira Santa Tereza d´Ávila, doutora da igreja e reformadora do carisma da ordem carmelita. Por causa das eleições municipais, ocorridas no último domingo, 5, os festejos da santa foi adiados e começaram ontem, 9, prosseguindo até o próximo dia 18.
A data comemorativa à Santa Tereza d´Ávila é dia 15 de outubro. Mais de 50 mil pessoas são esperadas na cidade, que fica na região do Cariri, durante os 10 dias de festa. A abertura das comemorações foi marcada pela chegada do pau da bandeira. Trata-se de um tronco de árvore com 20 metros de comprimento que é conduzido pelos fiéis. O pau foi cortado no sítio Poças, a três quilômetros da sede do município, e conduzido pela estrada de acesso até à praça da igreja matriz. Na caminhada, muitos levavam lenços brancos para saudar a chegada do pau da bandeira. Os homens que vão conduzindo o tronco param no trajeto para descansar e tomar a famosa "cachaça do seu vigário", bebida em garrafas que é levada pelas pessoas que dão apoio à caminhada.
Muitos jovens e adultos que participam de grupos folclóricos da cidade também acompanham os condutores do pau da bandeira desde o sítio até à igreja e, no trajeto, fazem apresentações. "O tema deste ano da festa de nossa padroeira é Com Santa Tereza d'Ávila, Discípula e Missionária, Defendemos a Vida", informa o pároco, padre Wilecir Basílio Vidal. Ele informa que, durante 10 dias haverá novenas, missas, caminhadas, alvoradas festivas, visitas das imagens aos bairros da cidade. À noite, barracas para a venda de comidas típicas no calçadão da cidade, no centro. Também estão programados leilões, quermesses e shows musicais. "Esse momento, em que comemoramos nossa padroeira, é também de confraternização entre os familiares e amigos. Muitos que nasceram em Altaneira retornam nessa época para rever pai, mãe, irmãos, pessoas que não vêem há muito tempo", diz o padre Wilecir.
No dia 18, último dia de festejos, estão previstas missas solenes, pela manhã, com a presença do bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, e de padres da região. Está marcada procissão para as 16 horas, saindo da praça da igreja matriz e percorrendo as principais ruas do centro de Altaneira. Os fiéis rezam e cantam seguindo o andor com a imagem de Santa Tereza d´Ávila. Ao final, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento (representação de Jesus na Hóstia Consagrada) presidida pelo pároco Wilecir Vidal.
(Colaborou Amaury Alencar)
(Matéria publicada no jornal "O Povo" 10-10-2008)

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Abaixo, escrito de Santa Teresa d'Avila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus. Existe em Crato uma bela capela, dedicada a esta santa e que fica anexa ao colégio do mesmo nome:

Nada te perturbe
Nada te espante
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta.