Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Termina hoje a Romaria das Candeias



Romaria
Maioria dos fiéis é de Alagoas

Hoje é despedida dos romeiros da festa de Nossa Senhora das Candeias. A romaria é conhecida por atrair muitos fiéis do estado de Alagoas. É de lá que vem, nesta época, grande parte dos devotos de padre Cícero e da Mãe das Dores

Daniela Nogueira
enviada a Juazeiro do Norte

Dia de Nossa Senhora das Candeias é dia da festa maior da romaria de fevereiro em Juazeiro do Norte. A cidade acorda cedo para participar da primeira missa do dia, às 6 horas. A expectativa maior, no entanto, é para a procissão das Candeias, que ocorre às 18 horas. Os romeiros sairão da Capela do Socorro e seguirão até a Basílica de Nossa Senhora das Dores, segurando velas e lamparinas. Muitos esperam que não chova hoje na cidade para não prejudicar a procissão das luzes. Já é tradição. A maior parte dos fiéis que participam da Romaria das Candeias vem do estado de Alagoas.

Um deles é Manuel Pedro da Silva, 50, que veio da cidade alagoana de Coité do Nóia. “Venho porque gosto e também porque a gente alcança resultado”, diz o devoto de padre Cícero, que viajou de moto até Juazeiro. Ele só vai embora hoje depois da procissão. “Ano passado foi lindo”, lembra ele. A filha, Valdenice Manuel da Silva, visitou a cidade pela primeira vez. Estava amando as celebrações. Mas também reservou tempo para a compra das tradicionais lembrancinhas para os amigos.

Os romeiros só reclamaram do preço da hospedagem. Ano passado, dizem, pagaram cerca de R$ 30 por diária. Neste ano, o valor dobrou. Promessa Da cidade de Teotônio Vilela, também de Alagoas, veio Fernanda Monteira da Silva, 57. Ela estava toda de preto para pagar uma promessa - o prefeito que ela queria ganhou. Com a vitória dele, ganharam também os romeiros, diz ela. É que ele ajuda a viagem dos fiéis até a terra de padre Cícero, doando dinheiro, boné e comida. Vale tudo para vir ao Ceará e ver, mais de perto, o santo das multidões. Mas também há gente de outros estados. A professora Joelma Inácio veio da cidade de Santa Luzia de Touros, do Rio Grande do Norte. É a primeira vez que ela vem à cidade. Veio agradecer uma bênção e fazer um pedido especial. “Estou adorando tudo”, exclamou. Joelma veio incentivada pela mãe e a avó, que, há anos, acompanham as romarias de Juazeiro.

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 2 de fevereiro
> 5h: Ofício da Imaculada (Igreja Matriz)
> 6h: Santa Missa (Igreja Matriz)
> 7h: Santa Missa (Capela do Socorro)
> 9h: Santa Missa (Igreja Matriz)
> 10h: Santa Missa (Capela do Socorro)
> 12h: Bênçãos e despedida dos romeiros.
> 15h30min: Santa Missa (Capela do Socorro)
> 17h: Bênção das velas e procissão
> 18h: Encerramento com bênção do Santíssimo, cascata e queima de fogos (Praça dos Romeiros) .
(Fonte: "O Povo", 02.fev.2009)

Nenhum comentário: