Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 24 de março de 2009

Operadoras de celular são campeãs de reclamações em Juazeiro



Para garantir os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores, alguns órgãos públicos, como Procon e Decon, atuam na defesa e proteção de pessoas insatisfeitas com bens adquiridos ou prestação de serviços. Criado em 1990, o Código de Defesa do Consumidor ( Lei nº 8.078/90) garante a defesa dos consumidores insatisfeitos de ordem pública e interesse social, através de normas que evitam os prejuízos. Na região do Cariri, a população pode contar com o aparato do órgão de Defesa do Consumidor (Decon).

Quando o consumidor registra sua reclamação juntamente ao Decon, acontece uma audiência conciliatória, se os casos não forem resolvidos, o órgão abre um processo administrativo, que vai acarretar na aplicação de multa no fornecedor.

A unidade do Decon de Juazeiro do Norte atua como regional e, também, atende os municípios de Caririaçu, Milagres e Mauriti. Aproximadamente 2.500 reclamações foram registradas em 2008. Somente neste ano, 500 consumidores já fizeram queixas na unidade. Segundo o conciliador do Decon de Juazeiro do Norte, Arnaldo Sales, as reclamações mais constantes são referentes aos serviços de telefonia móvel, os defeitos de produtos adquiridos e a insatisfação com algumas lojas da região e fabricantes nacionais.

No município de Crato, os produtos que apresentam defeitos é o principal motivo das reclamações dos consumidores. As lojas Americanas, Macavi e Rabelo são as principais empresas registradas na regional do Decon da cidade. As dificuldades para entrar em contato com as centrais de Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC), também são alvo de reclamações. As operadoras de telefonia móvel, Oi, TIM e Claro são as mais reclamadas.

Mesmo com a implantação de novas regras que entraram em vigor em dezembro de 2008, as centrais de atendimentos, os chamados call certer, também ganham lugar de destaque no ranking das reclamações. A demora enfrentada pelo cliente até falar com o atendente, motivou a adoção da medida que determina o prazo máximo de um minuto até o contato direto com o atendente. Mesmo com a mudança no código, o problema ainda é bastante mencionado nas agências do Cariri.


Jaqueline Freitas
Repórter
Jornal do Cariri

Nenhum comentário: