Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 5 de abril de 2009

Coluna CARIRI - por Tarso Araújo

(Publicada no jornal O POVO, 05-04-2009)

NINGUÉM SEGURA

Apesar de não ter sido vitorioso, nas últimas eleições, na pretensão de se eleger prefeito de Juazeiro do Norte, pela terceira vez, o médico-empresário e deputado federal Manoel Salviano não deixa de conseguir novos melhoramentos para a Terra do Padre Cícero. Salviano implantará em breve, em Juazeiro, uma indústria farmacêutica de grande porte. Associado a empresários da Argentina - os investimentos se aproximam R$ 100 milhões - o empreendimento vai produzir antibiótico para exportação nos países do Mercosul. Tudo com tecnologia de alta qualidade e consultoria da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Manoel Salviano teve mais de 37 mil votos na sua última tentativa de governar – pela terceira vez – a maior cidade do Cariri.


EXEMPLO A SER SEGUIDO
O Colégio Moreira de Sousa (antiga Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte) inaugurou, recentemente, a sala de memória do educandário. Ali estão expostos: modelos de fardas usadas pelos alunos, jornais editados pela escola, livros de atas, galeria de fotos, quadros dos concluintes, fotografias de grandes eventos ali realizados, dentre outros. Planeja-se, agora, transformar outra sala num pequeno memorial de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, o qual, por mais de 30 anos, foi professor daquela escola.


FÉ DO POVO
A tradicional missa celebrada todo dia 20 pela alma do Padre Cícero chegou a Crato. Ela acontece na Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Seminário. A iniciativa do pároco, padre Sebastião Bandeira foi aprovada por centenas de fiéis cratenses que vêm participando da solenidade religiosa em memória do mais ilustre filho da Princesa do Cariri.


CURTAS
> Quem passa pela Praça Siqueira Campos, no Centro de Crato, vê uma pequena coluna dotada de um relógio com quatro faces. Cada uma marcando um horário diferente. O relógio surgiu após recente reforma feita naquele logradouro. Reforma essa que não agradou a quase ninguém. Há quem diga até que ela prejudicou, irremediavelmente, a promissora carreira política do deputado Ely Aguiar (....)

> No início de maio estará circulando nº. 27 da revista “A Província”, excelente publicação, fruto do denodo e idealismo de Jurandy Temóteo. “A Província” nada fica a dever às melhores revistas das academias de letras e institutos culturais do Brasil (...)

> O Governo do Ceará acaba de publicar um belíssimo livro: “The UNESCO Araripe Geopark”. A obra – escrita em inglês por André Herzog, Alexandre Sales e Gero Hillmer – foi editada em papel couché com muitas fotos coloridas. A apresentação foi feita pelo governador Cid Gomes (...)
TURISMO SERTANEJO
O V Simpósio de Turismo Sertanejo poderá ser sediado na Universidade Regional do Cariri (URCA), no Salão de Atos do Campus do Pimenta, no mês de outubro. Pelo menos essa é a proposta preliminar da comissão organizadora do evento, que esteve reunida na manhã de ontem, com o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, em seu gabinete. Os integrantes da comissão, incluindo o professor Giovanni Seabra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as professoras da URCA Roberta Piancó e Luciana Lacerda, entre outros componentes, apresentaram o projeto ao Reitor, que garantiu apoio logístico e infra-estrutura para sediar o evento no Cariri. A data estipulada é de 10 a 13 de outubro, com a realização das universidades federais da Paraíba e do Ceará. O evento poderá reunir mais de 300 participantes. Entre os assuntos a serem abordados estão o turismo e os arranjos produtivos locais.


ANOTE: “CAUSA MORTIS”
Enviei e-mail ao historiador Armando Rafael perguntando: “E aí, o que acha dessa zoada sobre a “causa mortis” da Beata Maria de Araújo”? Ele respondeu: “Na verdade não há zoada e sim uma voz isolada que pouco leu sobre o fato”. Se tivesse lido saberia que em 1998, a escritora Fátima Menezes, lançou um livro (“Padre Cícero, do milagre à farsa do julgamento”), publicado pela Editora Bagaço, do Recife. Ali ela reafirma o que é domínio público e voz corrente há quase cem anos em Juazeiro: a Beata faleceu de câncer de mama. Aliás, no 2º Cartório de Juazeiro do Norte, no livro nº. 7, às folhas 85 v a 87, existe (é disponível para quem quiser ler) um documento relativo à Beata, onde consta o seguinte tópico: “Em 17 de janeiro de 1914, em plena revolução política, a mística Maria de Araújo deu a alma ao Criador, a quem, dias antes se oferecera dando sua vida para a salvação do povo de Juazeiro que se achava debaixo do cerco das forças do governo estadual representado pelo coronel Franco Rabelo”.


NO MESMO LUGAR
O secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, declinou da oportunidade de ser deputado estadual, na ausência do deputado Cirilo Pimenta (PSDB). Giovanni prefere continuar seu trabalho à frente da saúde juazeirense. Ao mesmo tempo, trabalha para ser candidato ao legislativo estadual no próximo ano.

NOME
O secretário de governo de Juazeiro do Norte, Ricardo Lima, teve sua candidatura a deputado estadual lançada por petistas de Juazeiro. Lima, que é presidente municipal do PT, pode contar com apoio de diversos diretórios municipais da legenda pela região.

SAÚDE
O Hospital Estephânia Rocha Lima, tem conseguido realizar representativo número de atendimentos à população de Juazeiro do Norte. Até o dia 26 de março foram contabilizados 31.692 atendimentos. O prefeito, Dr. Santana, lembra que o hospital é público, e com a implantação do serviço de urgência e emergência no Hospital Santo Inácio, o Estephânia tem como público alvo agora “adolescentes e adultos a partir de 12 anos e mulheres grávidas que apresentem alguma doença que necessária e obrigatoriamente não precise estar ligada à gestação”, lembra o prefeito.


MEIO AMBIENTE
Professor Maurício Teles, chefe de Gabinete do prefeito José Leite (PT), em Barbalha, conduzindo seu cargo com competência. Professor Maurício, durante a Semana Árvore, realizada em Barbalha alertou para a importância da preservação ambiental e do crescimento de uma consciência de proteção ao nosso meio ambiente.

O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, reuniu um grupo de amigos na manhã da última quarta-feira no Verdes Vales Lazer Hotel para falar sobre o ato da sua filiação ao PMDB nesta segunda-feira, às 16 horas, naquele mesmo lugar. Ele aproveitou para convidá-los a ingressar juntos no partido e obteve a resposta positiva da maioria. Ele lembrou que permaneceu durante 20 anos no PSDB e não está indo para o PMDB para ficar apenas um dias ou dois. Raimundão falou da história do PMDB, da sua trajetória política e da pretensão em se candidatar a deputado federal nas eleições do próximo ano. Ao mesmo tempo em que Raimundo Macedo se filia ao PMDB, cerca de 60 filiados devem pedir desfiliação da agremiação.





O deputado estadual Vasques Landim desembarcou na tarde da última quinta-feira, no Aeroporto Regional o Cariri, em companhia de prefeitos da região que estiveram em Fortaleza. Os gestores participaram de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre a crise mundial e estão preocupados com o corte nos repasses do FPM que atinge em cheio os cofres municipais. Vasques se fez acompanhar dos prefeitos de Nova Olinda, Afonso Domingos Sampaio, e de Altaneira, Antonio Dorival de Oliveira, ambos do PSDB.

Nenhum comentário: