Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 4 de abril de 2009

Irmã Dulce é declarada venerável



A religiosa baiana Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, morta em 1992, aos 77 anos, conhecida no Brasil como Irmã Dulce, já pode passar a ser chamada de venerável. O decreto que reconhece a vida de virtude heroica da freira foi assinado ontem na Cidade do Vaticano pelo papa Bento XVI e ratifica a decisão tomada, por unanimidade, pelo colegiado da Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano, em 20 de janeiro. O título significa o último estágio antes da beatificação da freira, cujo processo corre desde janeiro de 2000.
A oficialização da elevação de Irmã Dulce a venerável pegou de surpresa os fiéis da religiosa, que aguardavam a assinatura do sumo pontífice apenas para junho. E fez crescer a expectativa em torno da beatificação. Antes de morrer, foi personalidade muito popular em Salvador. Para que Dulce seja reconhecida beata, a Santa Sé precisa reconhecer um milagre que tenha ocorrido por intercessão da religiosa. De acordo com o frade italiano Paolo Lombardo, postulador do processo de beatificação da religiosa, esse reconhecimento está próximo. “Esperamos que a confirmação do milagre passe pela última análise nos próximos meses”, afirma o religioso, conhecido no meio como o “advogado dos santos”. Estão sob seus cuidados 80 causas de beatificação e canonização de religiosos de todo o mundo. “Ela (irmã Dulce) seguramente será beatificada”.
As expectativas giram em torno de um possível milagre ocorrido em Sergipe. Ao dar à luz, em parto normal, uma mulher teve uma intensa hemorragia, que fugiu do controle dos médicos. Acabou sendo desenganada. Os familiares, então, teriam chamado o padre da cidade para fazer uma corrente de orações à religiosa. Pouco depois, a mulher recuperou a saúde. (das agências)

Nenhum comentário: