Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 9 de maio de 2009

Banda juazeirense disputa vaga em festival de rock na Alemanha



Uma banda cearense estará a um passo de se lançar mundialmente. É que nesse sábado acontece o Metal Battle, seletiva (regional) para o mundial, que acontece anualmente na cidade de Wacken, no Norte da Alemanha. O show será gratuito no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Cinco bandas estão na disputa para representar o Ceará na seletiva nacional e, quem sabe, tocar na Alemanha. A Trigger to Forget, Samhainfall, Roadsider, Dr. Divine e Betrayal se apresentam para cinco jurados e para o público, que também vota.

Todas as bandas estão empolgadas e se preparando para o dia decisivo. Flávio Rovere, vocalista da Roadsider, disse que há um mês, quando soube que havia sido selecionada, a banda dedica seus ensaios à apresentação. ´Recusamos até um show no Rio Grande do Norte que seria perto da data do Metal Battle porque não queríamos estar muito cansados no dia´, observa o cantor.

E essa é, com certeza, a maior oportunidade que a banda já teve de conseguir uma visibilidade nacional e, quem sabe, internacional. Apesar do peso da competição, eles garantem não ter ficado temerosos. ´Na verdade, ficamos muito empolgados pelo desafio´, comenta o vocalista. A estratégia é focar na composição das músicas, mesclando o show entre sons já conhecidos e outros inéditos.

A Trigger to Forget tentou participar na edição passada, mas o material exigido para a seleção não ficou pronto a tempo. Desta vez, eles enviaram o que tinham e foram selecionados para as eliminatórias. Cheio de expectativa, Leo Mamede, baterista da banda, demonstra confiança e garante: ´Estamos no nosso melhor momento´.

Disciplinados, os músicos vêm ensaiando quase religiosamente de duas a três vezes por semana. Acompanharam as seletivas de outros estados e fizeram contatos com os vencedores, pegando dicas importantes.

´O primeiro passo foi ficar a par das outras bandas para saber o nível do nacional. O segundo foi estudar e escolher com cuidado o repertório para deixar o show bem redondo´, diz Mamede.





Na luta pela vaga

Concorrendo pela primeira vez da seletiva do festival, a Samhainfall, aposta no prêmio final para alavancar ainda mais a carreira. ´A gente resolveu participar porque o Wacken Open Air é o maior festival de heavy metal do mundo e ir para lá, para a Alemanha de graça, é uma oportunidade única´, ressalta Rafael.

Para o show de amanhã -que deve seguir as regras - ter 30 minutos de duração e ser totalmente autoral - a Samhainfall promete cantar as músicas conhecidas pela galera que acompanha seu trabalho e ainda vai lançar uma canção nova.

Essa também é a estratégia da Betrayal: um repertório totalmente reformulado. Cheio de músicas inéditas, o vocalista da banda, Wolney Fonseca, acredita que a banda vai empolgar o público fiel ao heavy metal. ´A gente está com um astral muito alto porque estamos trabalhando há muito tempo para isso. Desde que recebemos o comunicado que estaríamos na seletiva, intensificamos os ensaios´, pontua.

Ele enfatiza que, independente de quem ganhar, todos são vencedores. ´Só em ter uma banda cearense representando nosso heavy metal é uma vitória para todos´.

Dentre as bandas selecionadas, apenas uma é do interior do Estado. Trata-se da Dr. Divine, de Juazeiro do Norte. Apesar de confessar a preocupação com o voto do público, já que não vão poder levar amigos para ajudar, os rapazes da banda estão confiantes. ´Recebemos muitos votos em uma enquete feita na internet que perguntava qual banda ganharia essa disputa. Estamos indo no gás, para botar pra quebrar´, garante Carlos Lima, baixista, que acredita que o diferencial do grupo está em sua apresentação ao vivo.
Para quem é fã do metal, um aviso: é bom chegar cedo para garantir o lugar e votar na banda que mais curte. Que vença o melhor.




Brasil é favorito na Alemanha

A responsável pela seleção das bandas brasileiras é a revista Roadie Crew, especializada em Rock e Heavy Metal. Por ser conhecida no meio musical, a publicação recebe material de bandas de todo o País e, a partir daí, inicia a escolha das melhores para as seletivas regionais.

São 10 estados que estão na disputa por uma vaga no maior festival de metal do mundo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraná, São Paulo (que escolherá duas bandas), Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre, Minas Gerais e Espírito Santo. Nos três anos em que o Metal Battle aconteceu na Alemanha, quatro bandas foram vencedores e, entre elas, duas eram brasileiras.

Airton Diniz, editor chefe da Roadie Crew, confirmou que o Brasil está entre os melhores. ´Quando chegamos na Alemanha, o público está sempre muito curioso em saber quais são as bandas brasileiras que irão participar´, comenta. Airton também lembra que o Brasil é o único país onde o Wacken permitiu que o público tivesse vez e voz como jurado. ´Essa responsabilidade dada ao público leva gente para assistir ao show além de dar um gás maior para as bandas, pois elas tem que ganhar a preferência da galera´, completa.

Quem escolhe

O corpo de júri em Fortaleza será formado por Lucas Gurgel, representando a Associação Cearense de Rock (ACR); Jolson Ximenes, integrante da banda vencedora do ano passado; Fabinho Monteiro, jornalista; Bebeco, representando o Hey Ho Rock Bar, além de um representante da revista Roadie Crew e, claro, o voto popular. Agora é só torcer para que o Ceará chegue até a Alemanha e faça bonito.
AS BANDAS

A Trigger to Forget: Influenciada pelo thrash metal old school, passeando pelo death metal melódico e metal core. O trabalho do grupo vem tendo repercussão positiva no meio.

Betrayal: Thrash metal agressivo, curto, direto e veloz. O CD demonstrativo “Human Destruction”, rendeu bons comentários em fanzines, webzines e também em revistas de grande circulação.

Dr. Divine: De Juazeiro do Norte. Possui influências que vão do blues, passando pelo rock and roll, hard rock e heavy metal.

Roadsider: Mesclam peso, velocidade e agressividade, transitando entre o thrash metal e o stoner rock.

Samhainfall: Heavy metal tradicional com sonoridade contemporânea, fazendo um som direto, pesado e agressivo.


Karine Zaranza e Gabriela Dourado
Repórter/ Especial para o Zoeira
Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: