Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 10 de maio de 2009

INFORME DE TARSO ARAUJO

(Fonte: http://www.tarsoaraujo.blogspot.com/)

Olá amigos do blog, neste domingo não teremos a coluna Cariri no jornal O Povo, ficou para a próxima semana. Mas aí seguem textos com informações do Cariri para os amigos leitores ficarem por dentro de alguns assuntos.

AGENDA POLÍTICA


>Senador Inácio Arruda (PC do B) vem ao Cariri articular seu partido. No Crato, a legenda foi esfacelada, mas vai se recuperar.

>Deputado Sineval Roque (PSB) preparando encontro da legenda para o Crato, dia 16 de maio. Partido vai tirar posição sobre a atual gestão municipal.

>Em Juazeiro PSDB aprova em reunião do diretório municipal vai fazer oposição ao prefeito Manoel Santana (PT).

>Deputado José Nobre Guimarães (PT) se destacando na defesa dos interesses do Cariri, e buscando recursos para Juazeiro, Barbalha e Crato.

>Avança nos bastidores da política a possibilidade de um caririense vir a ser o vice na chapa à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). O petista Camilo Santana é o mais cotado. O Cariri há muito tempo reivindica um lugar desse no cenário político estadual.


SEM ESSA
Desde a década 60 do século passado a conurbação Crato-Juazeiro-Barbalha passou a ser conhecida por Crajubar. Voz isolada, o jornalista Jota Alcides (residente em Brasília, ausente do Cariri há algumas décadas) tentou – através do seu blog – emplacar nova denominação: JUABC. Não pegou. A Assembléia Legislativa descartou essa esdrúxula inovação e confirmou que o nome oficial da conurbação será “Região Metropolitana do Cariri”. Ainda bem. O equívoco de Jota Alcides decorre de analisar os fatos à distância. Sem vivência com o cotidiano da realidade local. Os que vivem hoje no Cariri têm uma certeza: não há mais lugar para o bairrismo sectário do passado.


O PETRÓLEO É NOSSO
A ANP-Agência Nacional de Petróleo confirmou que ainda em 2009 fará pesquisas buscando novos reservas petrolíferas no Ceará. Para tanto disponibilizará recursos da ordem de R$ 15 milhões. Duas novas áreas serão pesquisadas. Uma delas na região do Cariri, onde existem indícios da existência de petróleo. Os municípios de Crato e Santana do Cariri serão os primeiros a serem prospectados. Entretanto, a pesquisa poderá se estender outros municípios caririenses.


SANTO RETIRO
Em 2009 o retiro espiritual dos padres da diocese de Crato vai acontecer longe do Cariri. O local escolhido foi a antiga Escola dos Jesuítas, na Serra de Baturité. O retiro acontecerá entre 6 e 10 de julho próximo. O pregador será o padre Adilson Carlos Simões da Silva, diretor do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, de Arcoverde (PE).


NOMES DE RUAS 1
As placas indicativas das ruas do Cariri não são uniformizadas. Como o poder público não pode arcar sozinho com esse tipo de despesa está permitindo que firmas comerciais afixem essas placas. Em algumas delas, colocadas recentemente, o nome da empresa aparece com destaque, na cor vermelha, chamando mais atenção do que a denominação da rua. Por falar nisso, louvem-se as placas indicativas das ruas de Barbalha. Na administração passada, o prefeito Rommel Feijó, pediu ao historiador Napoleão Tavares Neves um pequeno texto sobre os patronos das ruas barbalhenses. O resultado é que esses textos foram transformados em placas. Hoje, em Barbalha, além de placas padronizadas, os transeuntes ainda ficam sabendo um pouco da vida dos homenageados. Um exemplo a ser seguido pelas demais cidades caririenses.


NOME DE RUAS 2
É frágil o controle de denominação das ruas de Crato. Existem 3 (três) ruas na Princesa do Cariri com o nome Orestes Costa. Uma no bairro Granjeiro; a avenida que passa ao lado da Grendene (no bairro Misericórdia) e, a mais recente: os vereadores “cassaram” a Rua Imperatriz Leopoldina, no Barro Branco, e mudaram a denominação para Orestes Costa. Enquanto isso, o maior benfeitor de Crato – Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – ainda não foi considerado digno de ter seu nome numa rua da cidade.


NOVO PONTO DE CULTURA
O Ministério da Cultura acaba de reconhecer mais um Ponto de Cultura no Cariri: a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda. Pontos de Cultura são instituições selecionadas para articularem e desenvolverem ações culturais nas comunidades onde estão instaladas. No Cariri, o Ministério de Cultura já reconheceu como Pontos de Cultura: a Sociedade de Cultura Artística de Crato, a Gráfica Lira Nordestina (em Juazeiro do Norte) e a Fundação Memorial Patativa (em Assaré).


CURTAS
– Monsenhor Dermival Gondim é pároco de Brejo Santo há 53 anos. Uma paróquia imensa cuja sede é uma cidade pujante e com 70 capelas na zona rural. E o mons. Dermival, nos últimos anos, ainda vem acumulando a função de Vigário Geral da diocese de Crato. Na prática é o substituto do bispo nas ausências de dom Fernando Panico. Todos os dias ele enfrenta a buraqueira das estradas para dar expediente na cúria diocesana, em Crato (...)

– O Laboratório da Paisagem da Universidade de Fortaleza–Unifor realizará neste mês de maio a 3ª Edição dos Colóquios sobre a Paisagem. Desta vez será destacado o Projeto do Geopark Araripe (...)

– Daniel Walker esteve em Campo Grande (MS) participando do III Simpósio internacional sobre religiosidades, diálogos culturais e hibridações. Ele ficou impressionado com a presença de Padre Cícero nos trabalhos acadêmicos ali apresentados. Segundo Daniel: “Um professor de Maringá, uma das mais importantes cidades do Paraná, informou que nas escolas de lá o nome de Padre Cícero é muito conhecido, pois faz parte de texto de sala de aula” (...)

– Dom Fernando Panico nem esperou o final da 47ª Reunião da CNBB. Viajou para a Itália desembarcando em Roma a tempo de assistir a canonização de Caterina Volpicelli, fundadora das Escravas do Sagrado Coração. Como existe na diocese de Crato (na cidade de Campos Sales) uma comunidade dessa congregação, dom Fernando julgou ser sua obrigação prestigiar a canonização de Caterina Volpicelli. Agora o bispo de Crato curte férias junto á família e só regressa ao Cariri no final do mês (...)


ANOTE: UM ANJO DA PAZ
Madre Feitosa foi um presente que a região dos Inhamuns mandou para Crato. São mais de 80 anos de vida, dos quais mais de 60 consagrados à vida religiosa e à educação na Cidade de Frei Carlos. Sobre Madre Feitosa alguém escreveu: “Filha do Sertão, como a oiticica que se debruça sobre o Jaguaribe, tu de debruçaste sobre o rebanho de pobres desta região, oferecendo a tua sombra onde o vento da bondade sopra calmo e agradável como uma ilha de bonança num ambiente hostil”. Olá amigos do blog, neste domingo não teremos a coluna Cariri no jornal O Povo, ficou para a próxima semana. Mas aí seguem textos com informações do Cariri para os amigos leitores ficarem por dentro de alguns assuntos.

imagem: robsoncechinel.blogspot.com
Postado por Tarso Araújo às
21:48
.................

Nenhum comentário: