Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um passeio sentimental pelas ruas do Crato (II)


Um lugar de pessoas de bem

Da Praça da Sé, em direção ao centro, pode-se seguir em várias direções. Ou à esquerda, passando pela Rua Pedro II, atravessando canal do Rio Grangeiro, aonde se chega ao bairro São José, local do ciclópico e centenário Seminário São José. Ou indo em frente, aonde se chega à Praça Siqueira Campos, a “Boca Maldita” cratense, e, ato contínuo, à principal artéria comercial do Crato, a Rua João Pessoa, que, por sua vez, dá acesso ao bairro Vila Alta.

Fiz a opção de seguir à direita da Praça da Sé, pois pretendia chegar até o Largo da Rffsa, onde hoje está erguido um pólo de lazer e entretenimento, o Centro de Referência Cultural e Turística do Araripe. Fui com o propósito de conhecer a cidade cenográfica que foi montada para o evento junino promovido pela administração pública, o São João Festeiro. Fui, pois, pela Rua Senador Pompeu, onde estão localizadas a Câmara Municipal e diversificadas lojas comerciais e agências bancárias. Para chegar até o Largo da Rffsa, fui pela Rua Bárbara de Alencar, passando em frente ao Crato Hotel e pela Praça Francisco Sá, que antes era conhecida como Praça da Estação. Neste local, foi erigido um dos ícones do Crato, o monumento do Cristo Redentor, semelhante, na forma, ao ícone principal da capital carioca. Na coluna do monumento, o dístico-lema da cidade: Sede bem-vindo! Nesta terra há lugar para todas as pessoas de boa vontade.

Nenhum comentário: