Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Programa Compositores do Brasil desta quinta enfocará a música de Monsueto


Por Zé Nilton
Hoje, logo mais, às 14 horas, na Rádio Educadora do Cariri, numa parceria Rádio Educadora/Centro Cultural Banco do Nordeste, vamos homenagear aquele que andou "vivendo tudo, o tempo todo, esse baita-negão. Aliás: MONSUETO CAMPOS DE MENEZES, versado em sete instrumentos. Monsueto, conhecido como ritmista, baterista, o homem do ziriguidum, na verdade foi mais compositor que ator, pintor, desenhista, folião, por ter sido dono de uma linha musical de extrema sensibilidade. As músicas "A Fonte Secou", "Me Deixe em Paz", " Mora na filosofia" para citar as mais conhecidas, estão entre as mais bem elaboradas melodias da MPB de todos os tempos. E a gente que gosta de música fica fascinado pelo Monsueto, precisamente por saber que ele não entendia nada de música e, pasmem, nem de português. Aliás, naquele meu encontro, no calçadão, com o Abidoral, registrado pela câmara inquieta do Dihelson, estávamos justamente falando dos gênios da música, que não precisaram conhecer teoricamente a composição, o arranjo, a harmonia, a regência, enfim, o lado formal do aprendizado musical, mas que deixaram peças imorreidoras e consagradas tempos afora. O mestre Abidoral, naquela ocasião encantadora para mim, citou o Cartola. E o Monsueto está entre os gênios da música, como assim se expressou o maestro Nicolino Cópia, (Copinha), regente da Orquestra do Copacabana Pálace, espécie de seu ghost writer: ele "fazia aquelas letras com aquela música porque estava dentro dele". Precisa dizer mais? É só lembrarmos de Bethoven !

Suas músicas têm algo de melancólico talvez por ter sido compostas em tom menor. Mas ele é tido como pertencente a uma escola especial do samba: queixa, malemolência, denúncia, alegria de cantar, lirismo.

Aliás, um depoimento de um bloguista resume o impacto da obra do "baita-negão" no momento histórico da vida de muitos brasileiros:

Se for mesmo aprofundar, considerando-se a agudeza do discurso social de suas letras, talvez ele tenha sido - muito mais do que qualquer Marx ou Engels da vida - a principal referência cultural na minha tomada de consciência, do que significava ser brasileiro, naqueles tempos confusos, onde se curtia uma necessidade imperativa de saborear a vida, correndo atrás da felicidade sim, porém sem nunca deixar de pensar na vida do próximo. Duros, tesos, pero sin perder la ternura jamás (grande mérito moral e emocional da minha geração).

O nome dele era Monsueto e foi o meu guru sambista, nesta época turbulenta que foi o início dos anos 60. Sorridente xamã bon vivant, do meu rito de passagem para o mundo 'adulto'. Tempo das ilusões - e das revoluções - perdidas. (Do blog overmund).
Hoje, portanto, no Prograrma COMPOSITORES DO BRASIL, falaremos um pouco da história desse embriagado, esfarrapado, abilolado, assanhado, descabelado Monsueto, músico, humorista, pintor, ator e acima de tudo excelente compositor, como se verá ou ouvir uma pequena parte do seu vasto repertório. Vamos tocar e comentar:

1. O couro do falecido
2. Siriguidum
3. Chica da Silva
4. Eu quero essa mulher assim mesmo
5. Me empresta teu lenço /Me deixa em paz
6. A fonte secou
7. Tá pra acontecer e Levou fermento
8. Mora na Filosofia
9. Lamento da Lavadeira
10. Na casa de Antonio Jó
11. Prova Real
12. Me deixa em paz
13. Tributo a Monsueto, com Martinho da Vila
Quem ouvir, verá !

Nenhum comentário: