Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 17 de outubro de 2009

A Efervescência Cultural Nasce do Povo

Luiz Domingos de Luna *

Cada Cidade tem suas peculiaridades que são inerentes à formação de sua própria existência, razão de uma, ter identidade religiosa, outra / cidade estado /, outras de: uma pigmentação conservadora, ortodoxa, heterodoxa, liberais, neoliberais, libertárias (...) Enfim, este coeficiente que dá o tom da mediana do ser social no espaço tempo é resultado do processo histórico, interativo, e da cola do convívio das comunidades ao eixo central, a sociedade como um todo.Ao se fazer um paralelo histórico na Grécia Antiga, se vê que Esparta foi uma cidade estado, enquanto, Atenas: fonte de cultura, humanismo, artes, literatura (...)
O Ativismo cultural é sempre relevante para qualquer urbe, pois é uma forma de humanização do ser humano e uma condicionante para qualificar o grau de civilidade na paisagem urbana ou não.Porém, para o aumento do grau de concentração do ativismo cultural, se faz necessário que haja uma aptidão social ampla para tal fim, do contrário, tudo para, ou emperra, em caso extremado o caniço quebra.
Não existindo um fomento da sociedade a educação, a cultura, a arte, a música, a literatura (....) Teremos eventos culturais esvaziados, amorfos, gelados, artificiais, pois a função do ativista cultural não é mirar o sensacional, o oportuno para seu ego, ou algo semelhante, mas sim, ser, no máximo, porta voz, ou mesmo, condutor de algo que existe de fato e de direito na amplitude do anseio maior na esfera social habitável.
Na ausência desta clarividência, no seio social, é momento oportuno para um estudo sobre o que caracteriza a identidade da sociedade, investindo para que cada urbe possa naturalmente caminhar com suas próprias pernas na condução da argamassa viva que constitui este teor de concentração apto a todos.
Abrir perspectivas contidas no consciente coletivo para a coesão da unidade social, tão necessária, para a harmonia do conjunto humano no habitat em que vive; é um imperativo Já, para todos que se deleitam, sobre a arte cara, e um tão renovável quanto a existência do homo sapiens na bola – Ainda azulada – Planeta Terra.
_______
(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora (CE)

Um comentário:

Carlos Rafael Dias disse...

Professor Domingos sempre antenado com os temas de interesse da coletividade regional.

Parabéns...