Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O abandono das praças - por Pedro Esmeraldo

Em uma tarde, de temperatura elevada, uma senhora reclamava e pedia para falar minuciosamente a respeito do desgaste físico da Praça Francisco Sá, aqui em Crato. Respondi que não sabia narrar pormenores desse abandono, mas creio que é devido à falta de interesse dos prefeitos que não valorizaram as obras d'artes, pois consideraram-nas sem valor, deixando-as cair no esquecimento.

Atualmente, uma jovem estudante da URCA, falou que não tinha tomado conhecimento da fonte luminosa e só agora ficou sabendo que o Crato perdeu essa obra prima, causado pelas péssimas administrações que o Crato sofreu.

No ano de 1953, acompanhando um turista de Fortaleza que acabava de chegar de trem para assistir os festejos comemorativos do Centenário de Elevação do Crato à Cidade, entusiasmado disse: "Que praça bonita! Em Fortaleza não há uma praça desse quilate. Todos deveriam conservar como um cartão postal e nunca deixar abandonada para conseguir turistas que venham apreciar a beleza da praça".

Hoje em dia, para a tristeza dos cratenses, todos indignados reclamam a falta de conservação desse logradouro público, pois há anos, devido à sucessão de vários prefeitos fracos, já que não tinham nenhum interesse em trabalhar pelo Crato, a não ser promover-se a si mesmo e o povo que caia no esquecimento.

Lembro bem da majestosa fonte luminosa que era considerada o estopim turístico da região. Eles, os prefeitos de outrora, renegaram a praça deixando-a ao léu, visto que, até hoje nenhum prefeito teve coragem de recuperá-la, pois a praça continua no abandono. Isto é um desdouro para esta cidade.

Agora se pergunta: Que devemos fazer? Falava uma senhora muito indignada pelo desamparo da praça. Ninguém sabe o que é que esses homens desejam, pois alegam que não tem dinheiro para conservação dos logradouros públicos, já que há anos o Crato vem desestimulado pelas autoridades do estado.

Desde quando um cidadão incapacitado assumiu o comando da prefeitura para dirigir as rédeas do poder municipal, o Crato foi se definhando, sem avançar na esfera do desenvolvimento sócio-econômico do Cariri. Afirmava ainda que além do desgaste dessa praça, há também outras praças abandonadas, como: a Praça da Sé, a Praça Alexandre Arraes e as praças do Pimenta, que estão entregues ao esquecimento.

Infelizmente, pessoas corruptas destroem as praças, levando todos seus acervos e não há um pingo de vigilância para defender esses logradouros públicos.

Não se sabe o motivo desse abandono, mas com toda certeza, a culpa é do próprio eleitor, pois deixa de eleger um cidadão de bem para estimular com toda honra os incompetentes e os corruptos que dominam a cidade através de gestos indecentes, cometidos por essas pessoas que se dizem amigo do povo, mas só são amigos deles mesmos.

Texto de Pedro Esmeraldo

Nenhum comentário: