Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 12 de dezembro de 2009

Grupos de lapinhas vivas exaltam o Natal - Postado por Océlio Teixeira


Normalmente os grupos, em sua maioria formados por crianças, são coordenados por mulheres

Por: Elizângela Santos

"Os caboclinhos da aldeia se deslocam para ver Jesus, de Belém. Nos trechos dos cânticos ensaiados das lapinhas, segue uma tradição popular nas ruas de cidades do Cariri. Normalmente os grupos, em sua maioria formados por crianças, são coordenados por mulheres. Zulene Galdino, mestre da Cultura do Ceará, é uma delas. Uma amante das artes populares, reúne os meninos desde setembro, para ensinar as antigas tradições.

São quase 40 anos na rima: "Vamos, vamos com fervor, adorar Nosso Senhor. Vamos, vamos com alegria, adorar a Virgem Maria". Os cânticos da tradição popular nas apresentações abrem alas para a festa da chegada do Menino Deus. Os personagens da lapinha saúdam com festa. São diversos e devidamente caracterizados. Desde a Península Ibérica ao Cariri, muita coisa mudou...

Este ano, Zulene ainda não recebeu nenhum convite para se apresentar com as crianças. Mas isso não é motivo de preocupação. "Quando comecei, ninguém sabia, e fazia isso com muita alegria". A terreirada que aconteceu em novembro, na porta de sua casa, para a apresentação da lapinha na Mostra Sesc, foi a oportunidade. Acredita que as pessoas estão cada vez mais distantes dessas tradições, que traduzem como elemento de grande valor de formação educativa para as crianças.

Zulene lembra da importância de dar oportunidade às crianças e aos jovens. Ela vê uma alternativa para retirá-los de caminhos que levam ao vício. "Ninguém aqui usa droga. Ficam aprendendo as cantigas, dançando. São coisas leves, que falam de Jesus, Maria, José. Os maiores dão até aulas para os outros aqui em casa, à noite". Isso acontece após os ensaios.

É reunindo todo mundo que se forma a alegria dessa mestre, que tem dedicado a sua vida a repassar valores que aprendeu na infância e adolescência. Ela segue as recomendações dadas pelo pai de ensinar as outras gerações. Em 1975, ele fez o pedido para a filha não abandonar as tradições religiosas na comunidade.

As lapinhas se apresentam no Cariri até 6 de janeiro, Dia de Reis, também dia da queima. Em cidades como Crato e Juazeiro do Norte, as lapinhas vivas, com os personagens principais: Menino Jesus, Maria, José e os três reis magos. Têm também os personagens incorporados à cultura popular, como os anjos, as pastorinhas, os índios, caboclinhos, ciganas e animais - misto da criativa nordestinidade com as heranças ibéricas.

Na terra do Padre Cícero ainda estão presentes, pelo menos quatro lapinhas vivas, das cerca de dez existentes no município,principalmente no Bairro João Cabral, área onde estão concentrados vários grupos de tradição popular da cidade. No Crato, no Bairro Novo Horizonte e no Muriti, os reisados vão às ruas e reservam o grande dia, 6 de janeiro, para se reunir com todos num grande espetáculo nas praças principais da cidade.

Há 40 anos, Josefa Pereira (Zefinha), reúne crianças para formar a sua lapinha viva. São 35 pequeninos artistas. Os cânticos foram memorizados por ela ainda na infância. Já fazia parte dos grupos de lapinha em Juazeiro. Continuou animada e decidiu montar a sua própria lapinha. A cada ano junta os meninos e começa os ensaios, também no mês de setembro. Há 12 anos morando no João Cabral, bairro da periferia, ela afirma que sente tratamento diferente da sociedade por não ter uma lapinha tão sofisticada, mas é consciente de que faz um trabalho social com as crianças. "Algumas delas chegam para o ensaio no início da noite em casa e tem feito apenas uma refeição ou simplesmente tem tomado o café da manhã. Eles lancham e começamos os ensaios", diz. "

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Elizângela Santos

Nenhum comentário: