Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 12 de dezembro de 2009

Renovação do Sagrado Coração de Jesus - Postado por Océlio Teixeira


Católicos fazem renovação na Festa do Sagrado Coração de Jesus

Por: Antônio Vicelmo

A festa da renovação é uma continuidade da consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus

"Com a chegada do mês de dezembro, começa a temporada de renovações na zona rural do Cariri, uma das festas religiosas mais populares do sertão. A renovação do Sagrado Coração de Jesus ou festa da renovação, como é mais conhecida, segundo o vigário geral da Diocese da cidade do Crato, monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, "é um ato religioso que simboliza o compromisso verdadeiro da família em viver o Evangelho e seguir a Deus pela obediência às suas leis na fé, esperança e caridade".

Na verdade, segundo ele, a renovação é uma continuidade da consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus, um evento religioso que consiste em entronizar a imagem do Sagrado Coração de Jesus para que o lar e as pessoas que ali habitam sejam agraciadas pela proteção e bênçãos divinas.

O vigário geral explica que "a entronização é o nome que se dá, quando o ato é realizado pela primeira vez geralmente por um sacerdote, para que as imagens sejam abençoadas, e colocadas em lugar honroso da casa". No dia da renovação, a imagem é instalada na sala principal e preparado um pequeno altar abaixo, onde são colocadas as imagens. Ali, a família e os vizinhos renovam o seu compromisso de fé. "É como se fosse a confirmação do batismo", compara o sacerdote.

Dermival lembra a mensagem do papa Leão XIII que recomendou: "No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do amor infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse Amor".

O tradicional evento sertanejo é, sobretudo, a festa da família. A renovação é, geralmente, celebrada na data de nascimento do primeiro filho ou no aniversário de casamento. Depois do ato religioso, são servidos refrigerantes, aluá e bolos à família e aos vizinhos, em meio ao foguetório. Em alguns casos, é contratada uma banda cabaçal.

Uma das mais conhecidas "tiradeiras" de renovações do Cariri é Inês Gonçalves de Barros, residente no Sítio Coité, município de Missão Velha. Ela está com a agenda cheia para este mês. "Tem dia que eu ´tiro´ duas renovações". Para Inês, esta prática religiosa é um "sacrifício santo, uma missão que eu sinto prazer em cumprir".

Muitas vezes, ela anda quilômetros na garupa de uma moto, a fim de atender famílias em locais distantes. "Nunca cobrei um tostão por esta prática religiosa", garante, acrescentando que "este ofício faz parte da tradição de minha família". Ela lamenta as mudanças que estão ocorrendo nas renovações tradicionais com a introdução de músicas modernas.

Ela diz que prefere os benditos antigos que lhe foram ensinados por uma tia, que deixou um caderno com todo o ritual da renovação, inclusive as letras das músicas entoadas.

A principal oração da cerimônia religiosa é o Ato de Consagração, quando a "rezadeira" diz: "Sagrado Coração de Jesus que manifestastes à Santa Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa família. Queremos, de agora em diante, viver a vossa vida, queremos que floresçam, em nosso meio, as virtudes às quais prometestes, já neste mundo, a paz. Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes. Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção frequente de vossa divina Eucaristia. Dignai-Vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas. Se, alguma vez, algum de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-Vos, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido. E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios".

Fique por dentro
Promessas de Jesus

A história das renovações surge a partir das promessas feitas por Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa nascida no dia 22 de agosto de 1647 em Verosvres, na França. Jesus faz 12 promessas em favor de seus devotos à Santa Margarida, das quais uma delas expressaria, claramente, o seu desejo em originar uma festa que se renovaria ao longo do tempo até chegar aos dias atuais. Em sua nona promessa Jesus Cristo diz: "A minha bênção pousará sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração", iniciando, dessa forma, a entronização de sua Santa imagem nas casas, formando uma corrente de fé e, também, de tradição."

MAIS INFORMAÇÕES

Cúria Diocesana do município do Crato, Cariri
Rua Teófilo Siqueira, 631 (88) 3521.1110
Cregional@diariodonordeste.com.br

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Antônio Vicelmo

Nenhum comentário: