Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Geopark Araripe impulsiona atividades para Conferencia Global na Malásia

Por Carolina Barros

Em 2006 o território que compreende mais de 5 mil km da Bacia Sedimentar do Araripe foi reconhecido como único Geopark do hemisfério Sul. A chancela concedida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconheceu a importância dos registros geológicos, paleontológicos, antropológicos, ambientais, paisagísticos e culturais que integram o patrimônio da região.

A aprovação da UNESCO, após os cinco anos, deve passar agora por uma nova análise. O processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos realizados para a consolidação do projeto Geopark Araripe já começou.Para manter o selo,a unidade deverá corresponder a mais de 50 critérios de desempenho obrigatório. Os itens serão somados em uma pontuação que levará em conta a qualidade das ações de desenvolvimento nas áreas de educação, gestão, meio ambiente e infra-estrutura.

Este mês uma comissão formada por representantes dos Geoparks internacionais, Ministério da Cultura e Ministério da Integração Nacional, junto a gestores da Secretaria de Cidades do Estado, URCA e do Geopark Araripe participaram do I Encontro Brasileiro de Geoparks. Na ocasião foram apresentadas as próximas etapas do projeto que passará a integrar a rede nacional, esta cuidará da criação de novas iniciativas para serem apresentadas durante a próxima Conferência Global em 2010 na Malásia.

A visita da comissão estabeleceu pontos importantes para o reconhecimento do Geopark Araripe,como apresentação da estrutura local aos representantes internacionais e estados colaboradores do Brasil. Artur Sá, coordenador científico do Geopark Arouca em Portugal se disse impressionado com o patrimônio fossilífero de Santana do Cariri.O encontro também facilitou o intercâmbio de conhecimento com novas experiências que vem acontecendo nos geoparks internacionais.

Atualmente está sendo executada uma ação para aproximar o projeto das comunidades da zona rural e do entorno dos geosítios, a idéia é integrar a população com as unidades. De acordo com Idalécio de Freitas, gerente do Geopark Araripe, a missão dos moradores destas áreas será “zelar pelo patrimônio e se constituir como ator social no processo de reconhecimento do Geopark.
Paralelo a esta iniciativa estão sendo realizados seminários em cada uma das seis cidades incluídas na área do Geopark Araripe, o objetivo é consultar a comunidade para elaborar o Plano de Ação.

O apoio científico está sendo repassado através de pesquisas de universidades como a URCA, UFC e UFRJ. Na última semana uma equipe de professores, estudantes e paleontólogos esteve visitando os geotopes para o reconhecimento das áreas. Outra parceira significativa será a do Ministério da Integração Nacional que prevê investimento de mais de 12 milhões no projeto.

Fonte: site do Jornal do Cariri

Nenhum comentário: