Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE FORRÓ

Ontem estive na reunião da ASF - ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE FORRÓ, uma entidade que funciona em Fortaleza há pelo menos três anos. O local do encontro foi no KUKUKAYA, casa de shows já tradicional na capital cearense em apresentações de grupos e músicos do verdadeiro forró. Uma das melhores características da ASF é sem dúvida a valorização do autêntico ritmo nordestino que anda meio que deturpado, diante da proliferação de bandas e de músicas que só denigrem a imagem do povo cearense, com letras que incitam ao sexo, drogas, alcoolismo, violência, baixaria e desvalorização da mulher. O que a associação pretende é tão somente valorizar os músicos que dela participam, dando-lhes apoio e procurando divulgar os seus trabalhos de forma cooperativa e mostrando a qualidade de suas composições, sem a necessidade de requisitos totalmente fora do contexto do forró.
Estive lá a convite do artista NEO PI NEO, que é um dos diretores da ACF. Mas essa não é a primeira vez que estive por lá. Antes, participei das reuniões iniciais, no mesmo KUKUKAYA, sob a direção do Valtinho, que é o seu Presidente, e na ocasião estava lá o sanfoneiro SANTANA, de Juazeiro do Norte, que já participa de uma associação com as mesmas características na cidade de Recife.
Na reunião de ontem, uma ótima coincidência aconteceu. O encontro com João do Crato, que estava conhecendo a ASF e que, junto comigo, se prontificou em dar impulso a uma interiorização da associação através do Cariri. Então marcamos uma reunião para o Crato para a próxima semana, segunda ou terça-feira (mandaremos os convites para os interessados), com a presença de boa parte da diretoria da associação de Fortaleza. No momento, confirmaram as presenças: Valtinho (Presidente da ACF), Neo Pi Neo (Diretor) e outros integrantes da diretoria e sócios. Então desde já fiquem atentos, pois estaremos provocando esse encontro no nosso Cariri, para o lançamento da ACF-CARIRI, com o mesmo sentido que existe a associação em Fortaleza, ou seja, a valorização do verdadeiro forró, do qual temos orgulho de conhecer e de ser um dos ritmos que nos identifica.

3 comentários:

edinho lopes disse...

MUSICA DO NOVO CD DE EDINHO LOPES

MEU CHAMEGO MEU XODÓ
edinho lopes


o teu amor é doce feito mel
é como um pedaço de céu
é como o sol da manhã
o teu amor me dá força pra viver
sou dependente de você
meu beija flor meu talismã


acho que tenho respaldo pra dizer
o quanto é doce amar alguém
todo amor que eu guardei foi pra você
e não vou dividir com mais ninguém


você é o meu chamego é meu xodó
é minha canção é meu forró
é parte da minha vida é meu viver

você é o meu chamego é meu xodó
é minha canção é meu forró
é parte da minha vida é meu viver

edinho lopes disse...

COMO OS VERSOS DA CANÇÃO
edinho lopes


quero uma canção que fale de amor.
pra acender o fogo da nossa paixão.
ha se eu fose um beija flor
pra pousar no galho do teu coração.

quero nem que seja um sorriso teu.
pra me fazer feliz meu bem querer.
como eu queria ser o seu batom
pra me lambusar na tua boca até
me derreter.

e mergulhar de corpo e alma nesse amor.
como os versos da canção
e voar livre leve feito um beija flor.
e pousar no teu coração

e mergulhar de corpo e alma nesse amor.
como os versos da canção
e voar livre leve feito um
beija flor e pousar no teu coração

edinho lopes disse...

NORDESTINO SONHADOR
edinho lopes / inacio miguel



sem eira nem beira vou tocando a vida
suando a camisa pra ganhar o pão
eu sou nordestino não négo
a patente sou da quela gente
lá do sertão.
gente que planta esperança e não coié
e carrega no peito tristesa de moi.
quando ver seus planos rolar
pelo chão.
na seca que seca o calo da mão.

eu sou verdadeiro na quilo que digo suporto o castigo
da vida
pervesa. se alguém so raclama
eu sou o exemplo viajo no vento
não quero conversa.
eu desde de menino traguo essa bagagem. e pó da viagem
preso
na garganta.
garganta que canta e écoa na serra. sou primo do tempo
sou filho da terra não sou amargura
mais sou flor da planta.

há....quem dera tiverse eu a força de um semi Deus
para tranformar o mundo
há.. mais sou apenas quem sou
um nordestino sonhador
com desejos tão profundo
de mudar o mundo