Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Crato merece uma Secretaria do Turismo - Por Océlio Teixeira

Uma discussão que circulou recentemente no Blog do Crato, levantada pelo nosso amigo Dihelson, foi o desenvolvimento da atividade turística no Crato. Num comentário que fiz, e depois num texto postado, defendi a idéia de que o Prefeito Samuel Araripe crie uma Secretaria do Turismo. Nada contra o Secretário Duda, do Desenvolvimento Econômico, pasta a qual está ligado o Departamento de Turismo. Duda é uma pessoa séria e tem desempenhado seu trabalho com bastante competência. Mas me parece que ao turismo não tem sido dada a devida atenção. E como o Crato tem um potencial enorme neste setor, acredito e defendo a criação de uma Secretaria dedicada ao turismo.
No municipio de Crato podemos desenvolver o turismo histórico cultural, o turismo ecológico, o turismo religioso, o turismo rural, o turismo científico, o turismo de base comunitária, o turismo de eventos, dentre outros. O que está faltando?, nos perguntou o Dihelson. Pra mim falta uma Secretaria, com uma equipe devidamente qualificada, que coordene esse trabalho, faça projetos, dialogue com a sociedade, vá atrás de recursos, etc. Tenho certeza que o Crato ganharia e muito com uma pasta destinada a pensar e planejar o turismo no município.
Fica assim minha sugestão. Gostaria de ler a opinião dos leitores do Blog, dos colaboradores e, se possível, dos gestores da cidade. O turismo, feito de forma sustentável, é um vetor fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e uma região. Vamos pensar nisso?
Por fim, só uma informação: o pólo indutor do turismo no Cariri, criado pelo Ministério do Turismo, é Nova Olinda. Vocês sabiam disso? Pois é, nada contra a cidade dos meus amigos Alemberg Quindins e Sr. Expedito Seleiro, mas o Crato tem uma tradição histórica, cultural, política e turística muito maior que a cidade de Nova Olinda. E porque Nova Olinda foi escolhida pelo MTur?

5 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

Até 1992, quando o empresário Antonio Primo de Brito assumiu a prefeitura, o Crato tinha somente um Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria de Educação. Depois de muita luta, foi criada a Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho - FJFF.

Na gestão seguinte, Raimundo Bezerra criou a Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, mantendo, inclusive, a FJFF, que ficou responsável pela manutenção dos Museus (Histórico e de Arte), Biblioteca Pública Municipal, Banda de Música e a gestão do PROARES (um programa financiado pelo BIRD).

Depois, com Valtinho, por força de uma reforma administrativa, a secretária de Cultura foi extinta, ficando apenas a FCJFF (que na minha opinião, bastaria enquanto gestora da política cultural.

Quando Samuel foi eleito, cumprindo uma promessa de campanha, ele criou a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, deixando a questão ambiental para uma nova pasta e mantendo o turismo como um departamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Faço todo esse resgate histórico para dizer que concordo com o professor Océlio de que está na hora do Turismo se tornar autônomo enquanto setor do primeiro escalão administrativo municipal, principalmente por conta da crescente demanda existente na área, visto a nova conjuntura pertinente que evoluiu enormente na última década.

Océlio Teixeira de Souza disse...

Caro Dias, sua reflexão é bastante pertinente. Obg pelo apoio.

Maria Amélia Castro disse...

Océlio Teixeira,

Sou Cratense mais moro em SP há anos.
Concordo plenamente com sua idéia, o Crato necessita de um Sec de Turismo que entenda do traçado, pois temos muito o que mostrar nesse pé de serra.
abraços
Maria Amélia Castro

Océlio Teixeira de Souza disse...

Maria Amélia, obg por frequentar este humilde blog e por concordar com minha idéia. Creio que a Administração Municipal já sabe dessa idéia, mas até agora não se pronunciou. Mas vou continuar lutando e convidando pessoas para participar da campanha.
Obg
Abçs
Océlio

Océlio Teixeira de Souza disse...

Ah... uma correção, este blog não é o meu exclusivo. Pensei que estivesse escrevendo no www.maravilhosomundocariri.blogspot.com.
Me desculpem os demais colaboradores do Cariri Agora.
Abçs