Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 10 de março de 2010

Falta de professor deixa Urca à beira de um colapso

Wilson Rodrigues

A Universidade Regional do Cariri (Urca) vai realizar as provas para contratação de professores substitutos, nos próximos dias 11 e 12. As inscrições, cujo valor era R$ 80,00, encerraram-se no último dia 8 de março. As vagas existentes são para Ciências Biológicas, Enfermagem, Artes Visuais, Engenharia de Produção e Matemática.

O Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Sindurca) e a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) protestam a realização do concurso. Segundo as duas entidades, a Universidade precisa contratar 142 professores efetivos, inclusive, repor mais de 60 vagas deixadas em outros casos de afastamento. Para os campi de Iguatu, Brejo Santo e Campos Sales nunca foram realizados concursos e os alunos, mesmo de forma indireta, ainda pagam mensalidades.

Outras irregularidades apontadas são de que o curso de Física, neste primeiro semestre de 2010, ficará com metade de suas disciplinas sem professores. Já o de Matemática tem sete substitutos e o de Educação Física nunca fez concurso para professor efetivo.

O presidente do Sindurca, Francisco Augusto Nobre, adverte que a Urca não pode ficar superlotando os professores de disciplinas e passando a sensação de que está tudo bem. De acordo com Augusto, os professores chefes de departamentos e coordenadores de cursos não podem ficar solicitando substitutos fora do que regulamenta a Lei 14. Ele adiantou que está entrando na Justiça, denunciando a contratação irregular e pedindo a abertura imediata de concurso para professor efetivo.

O professor João Luiz do Nascimento Mota, pró-reitor de Graduação e coordenador do concurso, concorda com o Sindurca e disse que a Urca está à beira de um colapso pela falta de professores e de melhores condições de trabalho. Segundo Mota, o governador Cid Gomes disse que não vai realizar concurso para contratar professor efetivo e para os alunos não continuarem sem aulas, a única alternativa será realização de um concurso para substitutos, mesmo sabendo que está transgredindo a Lei.
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: