Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 6 de março de 2010

Homenagem a Maria Sarah Esmeraldo Cabral

Maria Sarah Esmeraldo Cabral tem seu nome ligado a todos os movimentos sócio-culturais que tinham como objetivo o desenvolvimento e a aceleração do crescimento do município do Crato e da Região do Cariri. Podemos destacar a luta pela implantação do Colégio Agrícola, as batalhas pela consolidação da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica federal, a Petrobrás, entre tantas outras para poder sinalizar a mais importante e a que nos toca mais de perto: a conquista da Universidade Regional do Cariri – URCA, como a instituição de ensino superior pública, gratuita, democrática e voltada para um ensino de qualidade, uma pesquisa moderna e uma extensão verdadeiramente inserida no contexto regional e em sintonia com os anseios da sociedade.

A Professora Sarah Cabral teve um carisma especial como articuladora e incentivadora de debates de larga repercussão na sociedade cratense e regional, como a liderança que exerceu no Grupo de Ação Comunitária, porta-voz dos anseios da comunidade que conta no seu ativo de grandes resultados para cidade do Crato e de toda Região do Cariri.

Dotada de grande capacidade de trabalho, Dona Sarah teve participação marcante no papel da Fundação Padre Ibiapina, braço social da Diocese do Crato, em favor da promoção humana do homem todo e de todos os homens, num contexto social e político dos mais difíceis e atormentados. Sua capacidade de discernimento e sua firmeza valeram grandes conquistas para o campesinato do Cariri, quebrando o isolamento em que viviam as comunidades rurais e formando lideranças para a afirmação dos sindicatos rurais, para o treinamento profissional, para a afirmação da cultura e do bem estar social.

Como mulher, a Professora Sarah Cabral soube inserir-se nos embates da sociedade regional, redefinindo o papel da mulher, o alcance de suas novas responsabilidades e a afetiva participação na nova configuração do equilíbrio das forças sociais, onde a presença da mulher é fator exponencial da conquista de diretos e afirmação de valores novos que delineiam uma sociedade mais justa e plenamente participativa.

O papel da Professora Sarah Cabral na concepção e na implantação da Universidade Regional do Cariri, como instituição pública e gratuita a consagra como fundadora da URCA, razão de uma dívida irresgatável da sociedade caririense. O modelo de universidade pública e o corolário da gratuidade fazem dela a eterna defensora da juventude regional e promotora da educação como vetor das transformações audaciosas de que tanto reclama nossa população.

Dona Sarah, obrigado pelo exemplo de cidadania, de confiança na educação como fator de mudanças. Obrigado pela Universidade Pública e Gratuita. Obrigado, pela Universidade Democrática, à qual, a Senhora dedicou seus melhores sonhos e toda sua energia.

Professor Plácido Cidade Nuvens
Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA


Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA

Nenhum comentário: