Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Urca em notícias

Reitor destaca necessidade de Concurso para contratação imediata de Professores, em Conferência Regional
Um momento de reflexão voltado para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e educação superior, aconteceu, na manhã de ontem, durante a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. O evento, promovido pelo Governo do Estado/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), aconteceu na URCA e reuniu participantes de diversas instituições de ensino superior e técnico do Cariri e estado. O Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, destacou a necessidade urgente para realização de concurso e contratação de professores.

Realidades de cada instituição foram abordadas pelos participantes, que tiveram a oportunidade de propor alternativas para um futuro melhor nessas áreas. O evento contou com a presença de autoridades de toda a região. Foi aberto pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Professor René Barreira e o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, além do representante do Prefeito do Crato, Samuel Araripe, o Vice-Prefeito, Raimundo Bezerra Filho, entre outras autoridades. A Conferência no Cariri é a segunda de quatro a serem realizadas em outras regiões do estado. É um encontro preparatório para a II Conferência Estadual.

O Secretário René Barreira, no primeiro momento, apresentou as diretrizes de trabalho aos participantes, que, posteriormente divididos em grupos, deram a contribuição necessária para a dinâmica da Conferência. Os principais representantes das instituições de ensino tiveram a oportunidade de fornecer subsídios para os debates, abordando as principais demandas de cada órgão.

O Reitor, Plácido Cidade Nuvens, destacou o momento crucial da URCA, com um quadro reduzido de professores. Ele disse que a Instituição necessita, urgentemente, da convocação de um concurso para ingresso imediato de 60 docentes, para suprir vagas de profissionais que pediram exoneração. Classificou como muito séria a situação. “Nós estamos vivendo às vésperas de um colapso, caso não nos seja concedidos professores para reposição das nossas demandas. Não é possível fazer ciência e tecnologia sem a reposição dos nossos professores. Não tem sentido uma conferência sobre educação superior, sem falar na necessidade da Instituição, assim como as nossas universidades estaduais”, diz o reitor, que pautou a sua fala nessa questão. Inicialmente, fez um agradecimento à equipe que coordenou a organização e divulgação do evento, no Cariri.

Para o Reitor, a Conferência é um ato de coragem cívica. “Vivemos a era da tecnologia e do conhecimento aplicado”, diz. De acordo com ele, a ciência, tecnologia e a educação superior, representam passos indispensáveis para o avanço da região, no âmbito do desenvolvimento sustentável. A Conferência Estadual será realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. O secretário esteve, ainda na parte da tarde, reunido com servidores da URCA. Em seguida, participou de reunião, em que foi apresentado trabalho de avaliação institucional da URCA, com a presença da Vice-Reitora, Otonite Cortez, a secretária Adjunta da SECITECE, Tereza Mota, além de Pró-Reitores, Diretores de Centro e Professores.

Seminário Regional de Ética Pública será realizado hoje, na URCA
Será realizado hoje, dia 18, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA, das 8 horas às 12 horas, o Seminário Regional de Ética Pública. O evento, promovido por meio da Controladoria de Ouvidoria Geral do Estado, se constitui como fórum de discussão e um meio efetivo de participação da sociedade na construção do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual.

Conforme a Controladoria, a necessidade de divulgação e revisão pela sociedade da proposta do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual. Este é um momento importante para a discussão da ética pública e de regras voltadas à garantia dos valores da coletividade. Os Seminários Regionais de Ética Pública irão ocorrer durante o mês de março de 2010 em vários municípios do estado.

Comissão da Estatuinte da URCA encerra debates
A Comissão da Estatuinte da URCA encerrou os debates sobre o Estatuto, na manhã de ontem. O Presidente, Professor Antonio Ambrósio, convocou para a próxima segunda-feira, a partir das 15 horas, as comissões de sistematização, legislação e redação final da estatuinte. A finalidade é elaborar o documento que irá ser encaminhado ao CONSUNI para homologação. Segundo o Presidente da Comissão, esse é um importante momento democrático da URCA. O encerramento dos debates se deve ao esforço concentrado dos membros da comissão, que estiveram cerca de 30 dias reunidos, diariamente, para poder complementar os trabalhos.

O Professor afirma que a equipe teve abertura no cumprimento de suas atribuições, oportunizando um amplo debate sobre as questões estatutárias. “Construímos o documento moderno e em consonância com a legislação vigente que, com certeza, terá a aprovação da Assembléia Legislativa, sem grandes restrições”, admite. Por outro lado, o Vice-Presidente da Comissão da Estatuinte, da URCA, Professor José Cavalcanti da Silva Filho, disse que será votado um cronograma para os trabalhos finais até a apresentação à comunidade universitária. Segundo ele, a comissão fará questão de acompanhar a tramitação do documento, até que seja aprovado, para garantir a eficácia dos trabalhos da comissão.

No encerramento da reunião, os membros da equipe se mostraram emocionados e gratificados pela conclusão dos debates, e também honrados por terem contribuído com a melhoria da qualidade de sua universidade. "Esse foi um privilégio de, mais uma vez, ser protagonista de um momento histórico tão importante de nossa instituição. Tenho a satisfação de ter essa participação no meu currículo”, concluiu o Vice-Presidente da Comissão.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br

Nenhum comentário: