Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 4 de julho de 2010

Câmara de Vereadores de Crato apronta mais uma!


Lição de cidadania: Paulo Leonardo repôs a antiga denominação da rua de Crato.
Que sua atitude sirva de exemplo!
(foto de Heládio Teles Duarte
)


Eis aí uma prova que atesta o triste costume de mudança dos nomes das ruas de Crato. Desde 1989 uma rua de Crato era denominada oficialmente de Francisco Osório Ribeiro da Silva. Ali existia uma única placa – assinalando a denominação – a qual, ao longo de vinte anos, foi se desgastando até que ficou ilegível. Foi o necessário para um vereador cratense – que passou pela rua e não viu nenhuma placa – apresentar projeto denominando a artéria urbana (já com nome oficial) em homenagem a outra pessoa. Projeto aprovado, (não existem aqui critérios como em outras cidades que levam a sério o assunto) apressou-se o nobre vereador em mandar confeccionar, ele mesmo, uma placa e colocou-a lá, com a "nova denominação".

Um irmão do primeiro homenageado, Francisco Osório – o ex-bancário Paulo Leonardo (ver foto acima) – viu a anomalia. Foi aos arquivos da Câmara Municipal e localizou a lei de 1989. Mandou confeccionar nova placa desta feita citando a lei e a data da promulgação do projeto que denominou a rua de Francisco Osório Ribeiro da Silva. Eis aí uma lição de cidadania!
Decisão acertadíssima.

É o que deveria ser feita com a Rua Imperatriz Leopoldina, artéria urbana que tem inicio ao lado direito da Avenida Padre Cícero – sentido Crato-Juazeiro – e dá acesso ao Parque Getúlio Vargas - Morro da Coruja, em toda a sua extensão, cuja denominação advém Lei nº. 1.774 de 10 de junho de 1998, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Raimundo Bezerra. Pois não é que, recentemente, essa rua recebeu o nome de Rua Orestes Costa? E o pior: sem que a lei anterior tenha sido revogada. . Interessante que o Sr. Orestes Costa é nome de 3 (TRÊS) ruas em Crato. Um recorde mundial!

Essas mudanças de nomes das nossas ruas sempre atenderam a interesses menores dos vereadores e foram feitas sem ouvir a população.

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Independência – município localizado no Sertão dos Inhamuns do Ceará – aprovou um projeto de lei, dispondo sobre a identificação de ruas, praças, monumentos, obras e edificações públicas daquela cidade. Esse projeto de lei exige – para qualquer mudança na denominação de ruas e praças – um pedido antecipado, contendo lista com assinaturas de pelo menos cinco por cento do eleitorado.
Idêntica providência deveria ser adotada pelos vereadores de Crato.
Texto: Armando Lopes Rafael
Foto: Heládio Teles Duarte

Nenhum comentário: