Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Uma agenda possível - José do Vale Pinheiro Feitosa

Reformas em Cuba

Uma das notícias mais importantes da semana foi o anúncio de que o Governo Cubano dispensará um terço da mão de obra do país: 500 mil trabalhadores. Que o processo será feito por demissão, realizando reformas para facilitar a abertura de pequenos negócios privados, pela realocação de gente na agricultura e pela absorção no setor empresarial privado.

Isso tem um peso simbólico imenso sobre a esquerda latino americana e irá abrir o sorriso dos liberais do mercado. Andei buscando no Granma algum ponto de vista cubano, mas não encontrei. Achei alguma coisa por manifestações isoladas de lideranças venezuelanas. Este é um tema para acompanhamento. Um tema de agenda histórica.


A Inglaterra e o Papa

Este é um assunto importante. A mídia viaja na maionese das manifestações contra a Igreja pela pedofilia. É vício de assunto. A importância não está bem aí: o duradouro é o chamamento da Inglaterra para um aprofundamento dos Anglicanos com Roma. Isso é novidade, isso diz muito sobre o rearranjo da Europa. Mesmo que não der em nada, apenas seja as grandes movimentações diplomáticas inconseqüentes, como aquelas da década de trinta, antes da Segunda Grande Guerra.


O papel da mídia nas eleições brasileiras


É tão intenso, tão contínuo que até o Jornal El Pais, mesmo sendo conservador prestou atenção ao comportamento da imprensa brasileira. Nesta altura da campanha eleitoral existem muitas análises do fato: a postura ideológica raivosa da velha direita golpista; a terceirização dos partidos de oposição para a mídia; o ódio das famílias donas dos veículos contra o governo popular e assim por diante.


Precisa um toque novo nisto tudo. Será que este povo não está apenas fazendo seu preço para o próximo governo brasileiro? Aliada do vampirismo que sangra a bolsa popular, a mídia apenas sobe sua cotação.


Os eleitos no Ceará


Estive por aí até bem pouco tempo. Era o tempo das favas contadas. Tudo de uma monotonia atroz. Ninguém que venha para se alertar sobre as grandes transações com a costa litorânea do Estado, com a “avolumação” da violência, com os graves problemas do sistema de saúde e educacional. Ninguém tem idéia para pregar: apenas peça de marketing para se vender. E o povo humilde, vende, por trocados, o direito destes picaretas a terem um escritório no Poder Legislativo. E eles sabem que é assim que funciona. Como um cachimbo de crack.

E o Senado?


Menino, mas se o Tasso escorregar, tudo mundo veria os Gomes andando com as próprias pernas.

Nenhum comentário: