Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Carta dos Camaradas: Camaradas apoia a Greve dos Professores do Estado do Ceará





O Coletivo Camaradas declara todo o apoio a greve dos professores da rede estadual de ensino do Ceará. Sabendo da importância essencial do exercício da docência para toda a sociedade, o Coletivo Camaradas não fugindo das suas características de está na luta em defesa da emancipação, dos direitos sociais e de uma educação pública, gratuita, laica e a serviço das camadas populares, seja através da arte, do ativismo e da educação, coloca-se ao lado profissionais da Educação que vivenciam um ataque por parte do Governador Cid Gomes (PSB) ao Plano de Cargos e Carreiras e ao Piso Nacional da categoria.

Os professores da rede pública estadual se encontram em Greve desde 05 de agosto, após longas tentativas de negociação com o Governo do Estado e apresentação da proposta afrontosa do governador Cid Gomes em relação ao Plano de Cargos e Carreiras e o desrespeito a conquista histórica do Piso Nacional da Educação. O que motivou uma mobilização em todo o estado para defender o exercício da docência. Postularmos que no Brasil “educação nunca foi prioridade”, é uma frase que ao longo dos anos vem sendo ratificada através das políticas públicas educacionais implementadas em nosso país. A partir da decisão do Supremo Tribunal Federal no ano de 2008, em estabelecer um Piso Salarial para categoria dos professores, começou-se uma jornada de lutas, desses que são os formadores de todas as outras profissões, mas que tem a sua categoria desvalorizada e desrespeitada. Dizer que, com engenheiros temos as grandes construções, prédios. Com os médicos temos a busca incessante da cura, para a longevidade vital. Com os motoristas o cuidado com a vida alheia. Com os arquitetos as plantas das casas necessárias para uma boa moradia. Mas com certeza todas as profissões não existiriam sem o professor. O professor “da base”, do ensino infantil, fundamental e médio. Onde o indivíduo em formação percebe o quanto é valoroso o exercício do estudar, de querer buscar algo a mais.

Repudiamos ainda a fala desastrosa do Governador ao afirmar:

“Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado, eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga no meu ponto de vista” (Cid Gomes).

Entendemos que os professores no Estado do Ceará precisam:
1. Ganhar melhor para deixar de ser o quinto pior salário do Brasil;
2. Que o Piso Nacional precisa ser cumprido;
3. Redução de carga horária e valorização do magistério para que o professor possa se qualificar e garantir melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem;
4. Redução do número de alunos por sala de aula;
5. Ter materiais didáticos e recursos pedagógicos suficientes para redimensionar o processo de Ensino-aprendizagem e pelo abandono imediato dos livros do Primeiro Aprender e Rumo ao Ensino Médio pela sua característica pedagógica conservadora e tradicional.

Entendemos ainda que os estudantes não estejam sendo prejudicados, pois as aulas serão repostas.

É preciso parar as escolas para que as conquistas na área da educação possam acontecer. Infelizmente esse não é o Governador do dialogo e uma das formas de luta justa e legal da classe trabalhadora é a GREVE.

Com disse o poeta “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”

Cariri, CE, 15 de agosto de 2011.

Coletivo Camaradas

Um comentário:

Consupstap disse...

Fará oiro nos quintais? Não queima roupa!