Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Abraço Ceará tem nova diretoria



Emissoras de rádio de todas as regiões do Ceará, reunidas, no dia 8 de maio, em assembléia, no auditório do Senac Fortaleza, aprovaram o Estatuto da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Ceará (Abraço-Ce). Também elegeram a sua primeira diretoria executiva, composta por Marcelo Inácio de Sousa (coordenador executivo - Fortaleza), Sérgio Lira (secretário - Fortaleza), Jonathan Soares (financeiro - Fortaleza), Geraldo Sales (comunicação - Juazeiro do Norte), Ismar Capistrano (formação - Quixadpa), Valdeci Martins (organização e mobilização - Fortaleza), Elder Aguiar (jurídico - Moraújo) e Edílson Coelho Filho (coordenação das regionais - Camocim). A diretoria estadual ainda é composta de três suplentes da Executiva, oito coordenações regionais - com número igual de suplências -, conselhos Fiscal e de Ética, cada um com três titulares e três suplentes. O coordenador executivo da Abraço Nacional, José Sóter, acompanhou todo o processo.

Na oportunidade, o projeto "Propaganda Social" foi pré-lançado. A iniciativa reúne campanhas educativas para inserção nos intervalos radiofônicos produzidas por alunos dos cursos de Comunicação Social das faculdades Católica do Ceará e Nordeste (Fanor). "A idéia é incentivar as rádios comunitárias a investir em educação não-formal, abordando temas como saúde, meio ambiente, cidadania e criança e adolescente", explica o criador da iniciativa, professor de rádio dessas instituições, Ismar Capistrano. O objetivo produzir semestralmente o Cd para distribuição em todas as rádios do Ceará com propagandas elaboradas tambem pelos radialistas das emissoras comunitárias. Para isso, deverá ser ministrado, pela Abraço-Ce em parceria com a Fa7 e Senac, a partir de junho um curso de formação de comunicadores populares. "Essa é uma grande reivindicação das rádios comunitárias", afirma Élder Aguiar, da Rádio Teodorico de Moraújo.

Entre outras metas emergenciais, a Abraço-Ce precisa cumprir uma forte rotina de reconstrução da entidade no Estado. Um planejamento para os próximos dois anos será desencadeado em caráter de urgência, a fim de dar suporte às iniciativas de interiorização e de fortalecimento político na capital. A primeira reunião da diretoria marcada para o próximo dia 19 de maio no Instituto Teológico e Pastoral (ITEP, Seminário da Prainha) tratará o assunto. "Para percorrer este caminho árduo, nos da Abraço-Ce conta com a imprescindível ajuda dos companheiros e companheiras que já fazem da Abraço Nacional e das estaduais e de todas as entidades mantenedoras de rádios comunitárias no Ceará", afirmou Marcelo Inácio, coordenador executivo.

Nenhum comentário: