Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Em defesa da liberdade de imprensa





O presidente do Senado, Garibaldi Alves, descreveu a importância da imprensa brasileira nos dias atuais. Mais do que informar, cabe à imprensa dividir com o Poder Legislativo a tarefa de investigar e denunciar a corrupção dos órgãos do Estado e trazer ao cenário político brasileiro as grandes pautas que a opinião pública deseja ver implementadas na atividade do Parlamento.

A experiência do jornalismo regional, que vem sendo desenvolvida corajosamente por este periódico, desde sua retomada em 2008, é ainda mais importante, considerando-se o contexto histórico brasileiro. A perda de referências econômicas genuinamente nordestinas é um fenômeno perceptível nos últimos vinte anos. Grandes empresas, grupos de varejo, redes de supermercados regionais e outros empreendimentos foram absorvidos por multinacionais ou conglomerados do Sudeste. Perdemos muito de nossa identidade econômica e, com isso, ocorreu o enfraquecimento dos órgãos de imprensa.

O Jornal do Cariri nada contra essa maré. Nosso compromisso com a independência e com a identidade regional permanece firme. O maior patrimônio de um jornal é sua credibilidade.

O maior desafio hoje a esse projeto está na ameaça à liberdade de imprensa. O desrespeito ao dever de informar o público tem-se consubstanciado no uso do Poder Judiciário como meio de intimidação de jornalistas. Os processos avolumam-se contra os profissionais da imprensa. A intenção de calar, silenciar e constranger tornou-se moeda de troca dos políticos corruptos e dos corruptores.

A coragem dos perseguidos é um exemplo para a sociedade civil do Cariri. E um apelo eloqüente à união contra o arbítrio dos poderosos e dos corruptos incomodados, que agora desejam transformar o Poder Judiciário em campo de batalha das liberdades constitucionais.

O Jornal do Cariri não silenciará e não se intimidará. Nesta edição, abrimos espaço para os corajosos colegas da imprensa caririense que se encontram na alça de mira dos incomodados pela divulgação livre e isenta da verdade. Os jornalistas e radialistas perseguidos no Cariri terão as portas abertas neste periódico. O que nos une é o desejo de bem informar e de trazer aos caririenses a força libertadora da verdade.

Texto publicado na edição de 06 de maio de 2008 do Jornal do Cariri, que está circulando esta semana nas bancas de revistas e gazateiros da Região.

Nenhum comentário: