Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 8 de maio de 2008

carta pela liberdade de imprensa

À
Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão - Acert
Ilmo. Sr. Presidente Jornalista Edilmar Norões

Senhor Presidente,

A Rádio Araripe do Crato (AM), emissora pioneira na defesa do Cariri e na manutenção da fidelidade da informação, tem ao longo dos seus mais de 56 anos de atuação, prestado relevantes serviços à causa da imprensa e ao papel que a mesma deva desenvolver junto à sociedade. Com uma programação jornalística forte, pautada no intuito de bem informar, “a pioneira”, sempre foi referência no Ceará pela sua intransigência em noticiar a verdade.

Dotada de uma profunda conduta ética e amparada no melhor jornalismo, resguardamos a nossa programação noticiosa, sempre informações relevantes para a região e que indubitavelmente, são temas na cidade. Pelas mesmas, e por tratar-se de uma sociedade plural, recebemos criticas e felicitações. Dependendo da forma como a mesma seja interpretada.

Entretanto, nos últimos meses sentimo-nos diminuídos em nosso poder de informar, em face de um de nossos repórteres, o Sr. Antonio de Tarso Araújo Bastos, estar respondendo na justiça a uma acusação de difamação impetrada pelo Exmo. Promotor de Justiça da Comarca do Crato, Dr. Antonio Marcos da Silva de Jesus. Não podemos ousar construir sociedades fortes, ante o receio, próprio do medo e da imposição da força. Sob a pena de retroagirmos nos avanços e sepultarmos os ideais que outrora povoou as mentes libertarias de nossa nação.

A postura do nobre representante do Ministério Público Estadual, neste momento da vida brasileira, vai de encontro aos sentimentos basilares da construção de sociedades livres e altivas. A liberdade de expressão estar intrinsecamente ligada à evolução, manutenção e fortalecimento das instituições que nos governam. Calar é retroagir. Instituir o receio em informar, é depor contra o desenvolvimento.

Ancorados no propósito de recebermos de nossa entidade maior, o seu melhor reconhecimento a nossa causa, é que subscrevemos aos nossos nobres associados, tornando desde assim público, os dissabores pelos quais estamos sendo alvo neste momento.

Para finalizar, rogamos as entidades que compõe a imprensa no Estado do Ceará e em especial a ACERT , a levarem ao conhecimento dos cearenses, o que neste instante acontece com um dedicado e reconhecido repórter. Nota que será dado o devido conhecimento aos integrantes do MPE, na pessoa de sua Procuradora Geral, a Exma. Promotora Dra. Socorro França.

Nesse sentido, vimos solicitar da ACERT uma carta de apoio ao radialista Antonio Tarso Araújo Bastos. Oportunidade onde reafirmamos nossa defesa a liberdade de opinião e de imprensa, tão caras à todos nós, e a nós resguardadas na Carta Magna de 1988, lançada ao Brasil pelas mãos do eterno Presidente Ulisses Guimarães.

Crato (CE), 30 de abril de 2008.

Paulo Sérgio Arrais de Andrade
Diretor-Presidente
Rádio Araripe AM

Nenhum comentário: