Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 13 de maio de 2008

Uma imagem de N.Sra.de Fátima com 15 metros será inaugurada hoje em Fortaleza

Hoje o dia será de muita movimentação na avenida 13 de Maio. Juntamente com a festa de aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, haverá a inauguração da imagem de cerca de 15 metros erguida na praça Pio IX, em frente à igreja. A bênção será dada pelo bispo auxiliar de Fortaleza, dom José Luiz Ferreira Salles, que entregará o novo monumento à cidade juntamente com a prefeita Luizianne Lins. O governador Cid Gomes também deve estar presente na solenidade.
(fonte: jornal O POVO, 13-05-2008)



Meu comentário: A religiosidade é um dos fortes traços do povo do Ceará. Quem vem de fora custa a entender este fenômeno tipicamente cearense. Fortaleza é a capital mais católica do Brasil. Além disso, o Ceará tem dois grandes centros de romaria, o de Canindé e o de Juazeiro do Norte. Ao santuário de Canindé acorrem fiéis de vários pontos, devotos de São Francisco. Juazeiro do Norte é o segundo maior centro de romaria do Brasil (só perde para Aparecida do Norte, no estado de São Paulo). Outra informação o escultor dessa imagem, de 15 metros, de N.Sra. de Fátima é o mestre juazeirense Franciné Macário Diniz, um dos bons artistas do Cariri. Pena que existam poucas obras de Franciné aqui na região, já que ele é mais requisitado para trabalhar fora.

Nenhum comentário: