Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 18 de junho de 2008

VIOLETA ARRAES: UM RAIO DE LUZ QUE SE FOI, MAS QUE SE FEZ CARNE E ESPÍRITO ENTRE NÓS

Bernardo Melgaço da Silva

Acabei de ler o texto do meu querido amigo André Herzog (que foi cruel e impiedosamente demonizado pelos seus adversários na URCA) a quem respeito e considero muito. Fiquei comovido com suas palavras de esclarecimento sobre o raio de luz feminino chamado Violeta Arraes.
Confesso que nada sabia de sua bela trajetória humana. E por isso reconheço o quanto ela fez de monumental para todos nós brasileiros. Cada ser humano é como uma lanterna, se fechada em si nada ilumina, entretanto, se aberta em si mesma ilumina a todos. O mérito é de cada um em abrir ou fechar a lanterna interior. E com certeza sinto que ela foi uma luz brilhante que com maestria iluminou a escuridão de muitas almas desejosas de guerra, conflito e sangue. Ela não radicalizou, não magoou, não desrespeitou e não humilhou ninguém. Foi guerreira sem ser radical e desrespeitosa. Foi mais do que humana – foi Luz!Eu admiro a natureza humana que sendo guerreira, não violenta e não desrespeita a natureza alheia, mas acolhe quem se aproxima.
Eu aprendi a reconhecer a luz que sai de quem viu em si mesmo o poder de se superar e confiar nos seus passos, apesar das críticas e dos ataques covardes que são feitos por aqueles que obcecados pela natureza pequena do ego, passa por cima dos valores nobres espirituais. O pouco que convivi com esta senhora pude perceber que ela se mantinha fiel aos princípios humanos transcendentais.
Ainda me lembro uma vez que ela me procurou para solicitar que reescrevesse com letras maiores um texto que fiz. Ela havia se tocado com minhas palavras – a sua humildade mostrou para mim quanto era diferente daqueles que se aproveitavam de sua imagem e cargo para tirar proveito político e acadêmico.É lindo ver a trajetória de homens e mulheres que decidiram não passar pela vida em brancas nuvens. São verdadeiras jóias preciosas que Deus colocou no mundo para que possamos tomar como referência do caminho espiritual. Mas, infelizmente muitos ainda não perceberam que a grande vitória da existência humana não é vencer ou humilhar o outro semelhante inimigo ou adversário.
Buda já dizia há milhares de anos: “Não existe conflito entre o bem e o mal, mas entre a sabedoria e a ignorância...é mais fácil vencer um ou mais inimigos numa batalha ou em várias delas do que vencer a si mesmo”.Parabéns Violeta Arraes, seus amigos irão sentir saudades e seus adversários reconhecerão em ti a guerreira de luz que com certeza fostes. Eu sei por vivência própria que a vida criadora tem um propósito maior do que apenas ser humano, temos que ser mais – muito mais! – e deixar uma semente de amor, fé, perdão e compaixão nesse deserto humano. Mas, Dom Hélder Câmara escrevia em seu livro: “O Deserto é Fértil”. Um verdadeiro paradoxo! Recebemos a semente quando estamos abertos para o milagre divino que se manifesta em cada ser humano.

E em ti, minha querida senhora, posso reconhecer nas palavras de HERZOG que sua semente será cultivada por todos aqueles que se abriram para sua luz sabedoria – criadora!Um dia quem sabe do outro lado da existência todos nós possamos celebrar juntos a vida transcendental de Deus. A senhora não morreu – apenas voltou o seu foco de luz para o outro lado da vida. Obrigado!
Prof. Bernardo Melgaço da Silva – (88) 9201-9234

Nenhum comentário: