Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 31 de janeiro de 2009

Monsenhor Pedro Rocha

Com uma missa celebrada as 18 horas da segunda feira dia 26 de janeiro no Seminário São José pelo padre Cícero Alencar, foi aberta a programação alusiva a passagem dos 38 anos de falecimento do Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, ocorrido em 26 de janeiro de 1971 com 57 anos de idade no Hospital São Francisco de Assis do Crato. Durante toda a semana aconteceram missas e orações em todas as paróquias da Diocese. Natural de Iguatu Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira nasceu aos 22 de maio de 1914, ordenando-se sacerdote com 23 anos de idade , em 5 de dezembro de 1937. Durante 33 anos de vida sacerdotal ele foi reitor do Seminário São José do Crato, Liceu Diocesano de Artes e Ofícios, do Patronato Padre Ibiapina, membro do conselho presbiteral diocesano e provedor do Hospital Infantil, Maternidade Dr. Fernandes Teles e Hospital São Francisco de Assis. Consagrado orador sacro, escritor e jornalista, Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira é patrono de uma cadeira do Instituto Cultural do Cariri, tendo como titular Dom Newton Holanda Gurgel. Foi diretor do jornal AÇÃO e Radio Educadora do Cariri, veículos de comunicação pertencentes a Diocese do Crato.

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Tarso:
Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, conhecido como o Apóstolo da Caridade, nasceu em Iguatu, em 22 de março de 1914 e faleceu em Crato em 27 de janeiro de 1971. Foi um dos maiores valores do clero caririense. Ele foi reitor do Seminário São José, provedor do Hospital São Francisco, além de jornalista, radialista e intelectual de renome.
Monsenhor Rocha foi homenageado em Crato com uma rua, a denominação do CEJA e é patrono de uma cadeira no Instituto Cultural do Cariri, cujo ocupante é Dom Newton Holanda Gurgel, bispo emérito da diocese de Crato.
Bom lembrar que em 26 de fevereiro de 2007 faleceu em Crato uma irmã de Monsenhor Rocha, Pedrina Rocha de Oliveira. Faleceu como viveu: piedosamente, pobremente, anonimamente... Durante sua vida, Pedrina foi amparada pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, que lhe evitou o infortúnio da indigência. E na despedida, Pedrina teve missa de corpo presente celebrada pelo bispo-emérito dom Newton Holanda Gurgel.