Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Avaliando a Operação Romeiro



Párocos ou representantes das oito paróquias existentes em Juazeiro do Norte se reuniram com o prefeito Manoel Santana para uma avaliação da Romaria da Candeias e traçar planos futuros. O prefeito mostrou disposição de ouvir idéias e pediu ainda o apoio dos sacerdotes na definição de um amplo programa para comemorar o centenário de emancipação política do município. O encontro foi organizado pelo Secretário de Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos, o qual entregou um formulário p ara ser preenchido pelos padres com os eventos de cada paróquia, a fim de que a SETUR possa fechar um calendário de festividades.

Uma das intenções do encontro foi debater as formas de captação de verbas federais e estaduais para o turismo religioso no sentido de uma maior divulgação e busca de melhor estrutura. O prefeito reafirmou o interesse de apoiar a Igreja no trabalho de evangelização, mas quer a definição de metas, discussão de projetos e um planejamento mais seguro. Santana informou que a transmissão das Missas de Padre Cícero, a cada dia 20, terá continuidade através da TV Diário em resposta a uma pergunta feita pelo padre Paulo Lemos Pereira, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.

RUA DA MATRIZ - O pároco se queixou ainda da iluminação pública no entorno, por exemplo, das Igrejas, Horto e Luzeiro. Santana prometeu se empenhar na melhoria e revelou ser intenção do seu governo iluminar a estrada asfaltada que dá acesso à Colina do Horto. Outra promessa foi ?endurecer??? o decreto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas e a poluição sonora nas proximidades dos templos religiosos durante as romarias. Pediu ainda ao padre Paulo para estudar a possibilidade da Basílica ficar aberta 24 horas na época das romarias e anunciou intenção de continuar o processo de abertura da Rua da Matriz.

Se voltando para o frei Raimundo Barbosa, o prefeito manifestou o interesse em dar uma visibilidade maior à festa de São Francisco no mês de outubro. Além do padre Paulo e o frei Barbosa, participaram da reunião os padres Valdênio Nergino (São João Bosco); Francisco Luiz (São Miguel); José César Rodrigues (Salesianos); Leonardo Pinheiro (Menino Jesus de Praga) e José Venturelle, administrador da Colina do Horto. Faltaram apenas os párocos das paróquias de São José (Bairro Limoeiro) e de Nossa Senhora Aparecida (Bairro João Cabral).

Por Demontier Tenório
Material publicado no site Miséria
www.miseria.com.br

Nenhum comentário: