Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Roteiro da fé em Fortaleza



Imagens sacras e vitrais coloridos reforçam a beleza arquetetônica dos templos católicos de Fortaleza (Foto: ANDRÉ LIMA (14/08/2005)

A riqueza arquitetônica, a relação dos templos com a cidade como um todo, sua história e curiosidades são aspectos desconhecidos de cearenses e visitantes e pouco explorados pelo turismo. Mas, isso deve mudar a partir da efetivação de um roteiro religioso em Fortaleza. A Igreja do Rosário, no Centro da Capital, data do século XVII, enquanto a Catedral Metropolitana de Fortaleza levou 40 anos para ser concluída. O templo, que já recebe a visita de turistas, vai mostrar mais detalhes do seu estilo eclético, harmonizando influências do românico e do gótico. No interior, o visitante pode conferir belos vitrais, onde figuram passagens da bíblia, os santos sacramentos e personagens eclesiásticas (papas e bispos considerados mais ligados ao Ceará). No teto da Catedral, uma grande cruz pende sobre o altar numa forma de mostrar ao povo a grandeza do poder de Deus.

A cidade também abriga uma das quatro igrejas melquitas do País, a Igreja Nossa Senhora do Líbano; e há sinos centenários na Igreja Sagrado Coração de Jesus, que continuam chamando fiéis para as missas e outros atos católicos.A fé vem se fortalecendo ano a ano com a realização de eventos religiosos, como a Caminhada de Maria e a construção do tapete de flores na Igreja do Cristo Rei, no dia de Corpus Christi; sem falar nos festejos alusivos a São José, Padroeiro do Ceará, no dia 19 de março.

Todo dia 13 de cada mês, milhares de fiéis procuram o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida 13 de Maio e, às quintas-feiras, a procura intensa é pelo templo da Santa Edwiges, na Avenida Leste-Oeste. Todas essas nuances do catolicismo na Capital cearense estão sendo levadas em conta pela Pastoral do Turismo da Arquidiocese de Fortaleza, que acelera entendimentos para a criação do Roteiro de Fé, atrelado ao perfeito acolhimento dos participantes. A partir da efetivação do projeto, os turistas terão a oportunidade de percorrer caminhos de fé pela cidade, conferindo templos de rara beleza arquitetônica e conhecendo histórias que ninguém conta, numa abordagem que vai muito além das visitas turísticas de sol e mar. (Fonte: Diário do Nordeste, caderno Turismo, 06/fev/2009)

Meu comentário: Até que enfim, Governo e elite pensante da capital cearense acordaram para a preservação e divulgação da beleza arquitetônica e do patrimônio material e imaterial da religiosidade cearense. O patrimônio artístico religioso de um povo é tão importante que até os comunistas - quando tomaram o poder na Rússia em 1917 - apesar de ateus e desalmados, tiveram o bom senso de preservar prédios (como as catedrais existentes no Kremlin, ícones, objetos da liturgia, dentre outros). Lenin chegou a dizer que isso era o que tinha de mais representantivo na mentalidade da alma russa...E nós, residentes no Cariri, será que estamos preservando nosso valioso patrimônio, a exemplo de Sobral que hoje possui o 3º maior museu sacro do Brasil?

Nenhum comentário: